Almanaque+

Concurso premiará fotos feitas em casa

Quem está cumprindo à risca a quarentena tem passado muito tempo dentro de casa. Com tempo sobrando, a gente consegue aprender um monte de coisas. No começo foi pão. Todo mundo fez seu pão caseiro. Os mais pacientes fizeram seu próprio fermento; os mais imediatistas usaram mesmo o biológico seco — não que, em um quadro geral, isso faça diferença. Depois veio a fase o artesanato: ursinhos de crochê, pintura em aquarela, bordado com salmos, lettering com frases motivacionais, macramê. Renovamos o decor de casa com o estilo BoHo. Assistimos tantas lives que perdemos a conta. E agora, depois de cinco meses, não há mais muitas novidades a serem exploradas dentro do ambiente doméstico.

As redes sociais (apesar de muito mal utilizadas) nos aproximam de quem gostamos, e é através delas que acompanhamos a rotina de nossos familiares e amigos, e eles também conseguem acompanhar a nossa. O crescimento do sobrinho, a saúde dos pais e avós, as conquistas dos amigos, tudo isso está sendo registrado através da internet desde que o distanciamento social se tornou a principal medida de prevenção ao avanço da covid-19.

Esses registro, em sua maioria são feitos através de registros fotográficos. Se antes a gente fotografava as viagens, festas e pratos de restaurantes, agora nosso olhar se volta à rotina, e a nossa percepção sobre o dia-a-dia tem sido bastante modificada pela pandemia: hoje nos satisfazemos com muito menos e aprendemos que a felicidade mora nos momentos mais bobos, mas extremamente prazerosos.

Aproveitando esse olhar mais romântico sobre o cotidiano, e para promover a interação entre as famílias nesse período de maior convivência, a Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP está promovendo o concurso Você no Foco, uma ação que quer estimular fotos criativas no contexto doméstico.

De acordo com Fabio Vedelago Burille, diretor executivo da Sicredi Parque das Araucárias, o concurso foi criado como uma forma de promover a interação da cooperativa com seus associados e a comunidade em geral. “E tentar estimular um momento de convivência e descontração, em um período de dificuldade como esse. Além de permitir a interação entre familiares, também é uma oportunidade de ganhar um prêmio em dinheiro, algo certamente bem-vindo nesse momento de instabilidade”, diz.

Como funciona

O concurso será realizado até o próximo dia 15 de agosto, e premiará as melhores imagens com brindes do Sicredi e um grande prêmio de R$ 300 em dinheiro. 

Para participar, basta postar a foto no seu feed do Instagram com as hashtags #sicrediparque e #vocênofoco. Também é preciso seguir o perfil da Sicredi Parque no Instagram (@sicrediparquedasaraucaurias).

O participante deve obrigatoriamente residir em uma das cidades da área de atuação da cooperativa, que no Sudoeste do Paraná está em Pato Branco, Mariópolis, Clevelândia, Palmas, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha e Coronel Vivida. O regulamento completo do concurso está disponível no site: www.sicredi.com.br/coop/parquedasaraucarias.

A melhor foto de cada semana, escolhida por uma comissão técnica da cooperativa, ganhará um brinde do Sicredi e uma vaga para as etapas finais. As fotos finalistas serão submetidas à votação popular, e a grande vencedora ganhará o prêmio de R$ 300. O resultado da votação popular acontece no dia 20 de agosto e o nome do vencedor ou vencedora será divulgado no dia 24 de agosto.

Se você anda fotografando bastante a sua rotina, escolha as melhores fotos e suba no feed do Instagram. Além de fazer a felicidade de quem gosta de você, ainda por ganhar uma graninha. 😉

Dicas para tirar boas fotos da sua rotina

1- Treine o olhar
Quanto mais você fotografar, melhor ficam as fotos. Tente ângulos diferentes dos triviais, como fotos bem abertas ou de detalhes. 

2- Procure inspiração
O Pinterest é um ótimo lugar para buscar referências, assim como o próprio Instagram. Mas, lembre-se: se inspirar não é copiar

3- Crie um cenário
Vale colocar quadrinhos, luzes, flores…

4- Aproveite a luz natural
Fotos com filtros são legais, mas quando a luz natural é bem aproveitada o resultado é muito melhor.

5- Não pule a parte da edição
Mesmo que a foto esteja linda, há sempre o que melhorar

6- Fotos espontâneas são muito mais legais
Tente pegar um sorrisão de surpresa e vai ver como o natural supera o encenado

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima