Como sair do tédio?

Para os adolescentes, o distanciamento social imposto pela pandemia impediu uma etapa muito importante da vida: o início da vida social. Ir à escola, sair com os amigos comer um lanche, praticar atividade física coletiva ou mesmo dar um relê pela avenida são partes importantes dessa fase da vida, quando começa a se criar novos tipos de relacionamento.

Os adolescentes têm um tipo de energia que vai se perdendo ao longo da vida, por isso ficam entediados muito facilmente. Ficar em casa para preservar sua segurança sanitária é mais difícil para eles, que precisam conversar com pessoas da sua idade e estar em constante atividade para não deixar que o tédio domine o cenário.

Foi pensando nesses momentos em que não há nada para fazer que os alunos do 7º ano do Colégio Estadual de Pato Branco (Premen) levantaram, sob a supervisão da professora Taíze Giacomini, uma série de indicações, entre livros, filmes, música, jogos, séries e outros tantos tipos de produção audiovisual. Durante as três próximas semanas, vamos compartilhar com vocês o que sugerem os adolescentes para sair do tédio.

LIVRO “SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE”
AUTOR: PATRICK NESS
PUBLICAÇÃO: 2016

O livro retrata a vida de Conor O’Malley, um garoto de 13 anos com alguns conflitos existenciais devido à grave situação de saúde da sua mãe. Todas as noites, especificamente sete minutos depois da meia-noite, Conor sonha com uma gigantesca árvore-monstro vindo até a janela do seu quarto e contando-lhe algumas histórias. Em troca, O’Malley precisará contar a verdade sobre a sua própria vida. Eu indico essa obra porque estamos passando por momentos de solidão, tristeza, medo e perdas. É preciso ter coragem e compaixão diante da vida. As narrativas entrelaçadas no livro possuem teor psicanalítico e podem auxiliar na compreensão das nossas próprias questões.
INDICADO POR: TAÍZE GIACOMINI

FILME “MOXIE”
DIRETORA: AMY POEHLER
LANÇAMENTO: 2021

Moxie. Hadley Robinson as Vivian in Moxie. Cr /NETFLIX © 2020

Retrata a história de Vivian, uma garota que cria o personagem Moxie e leva o feminismo para dentro da sua escola. Mais meninas se interessam pelo debate sobre o assunto, porque não queriam mais ser assediadas pelos meninos da escola. A diretora do colégio não dava importância às reclamações das meninas, o que gerava ainda mais desconforto. Então as meninas foram à luta e conseguiram mostrar seu poder! Vivian, inspirada nos pensamentos de sua mãe, foi atrás de mostrar o poder feminino, espalhando cartazes, folhetos e, o mais importante, a sua própria fala! O filme mostra a realidade de uma maneira incrível! Eu indico esse filme porque ele mostra o poder feminino, mostra que as meninas e mulheres não precisam ficar caladas. Todas nós merecemos RESPEITO!
INDICADO POR: ALANA VITÓRIA SCHMIT

FILME ‘‘SAFETY’’
DIRETOR: REGINALD HUDLIN
LANÇAMENTO: 2020

O filme retrata a vida de Ray McElrathbey, um jovem que conseguiu cuidar e criar do seu irmão de 11 anos, com muita persistência, coragem, amizade e amor. Ray se tornou um grande jogador, vencendo as adversidades que a vida lhe impôs. Eu indico este filme por ser uma obra na qual existe amor, companheirismo, fé, união e força de vontade para vencer na vida, sem precisar buscar outras formas de vencer que não seja a maior de todas: O AMOR.
INDICADO POR: ANA LAURA COLA VIEIRA

SÉRIE “FRIENDS”
PRODUTORES: DAVID CRANE, MARTA KAUFFMAN
LANÇAMENTO: 1994

A série conta a história de um grupo de seis amigos que moram em Nova York, compartilham momentos e enfrentam desafios. Eu indico essa série porque acho que amigos de verdade devem estar presentes nas nossas vidas, mesmo em tempos difíceis. Isso significa amizade verdadeira para mim.
INDICADO POR: BIANCA MARIA POLATTO

FILME “A NOIVA CADÁVER”
DIRETOR: TIM BURTON
LANÇAMENTO: 2005 

O filme retrata a história de Victor, um jovem pertencente a uma família que planeja casá-lo com uma garota chamada Victoria. Seus familiares vão até a casa de Victoria para os noivos ensaiarem os votos de casamento, mas Victor acaba estragando o evento devido ao seu nervosismo. Então, ele vai até a floresta para ensaiar os seus votos. Quando diz “Aceita se casar comigo?”, inesperadamente um tronco com formato de mão se transforma no braço esquelético de Emily, uma noiva que foi assassinada a sangue frio em uma noite sombria depois de fugir com seu noivo. Mas e agora? O que acontecerá com Victor? E a Victória? E quem é Emily? Aventure-se nesse incrível conto de Tim Burton! Eu indico essa animação, pois é um stop motion de suspense bem produzido. Você sente várias emoções no decorrer do filme, o que é simplesmente incrível! A dublagem em si também é maravilhosa!  
INDICADO POR: ELOÁ VITÓRIA SAMPAIO BOLZAN 

JOGO “FREE FIRE”
EMPRESA CRIADORA: GARENA
LANÇAMENTO: 2017

Jogo de tiro e sobrevivência. O local é uma ilha, na qual o jogador compete com outros 50 jogadores. Cada partida dura de 10 a 20 minutos. Permaneça na zona segura, atire, junte equipamentos, pois o principal objetivo é sobreviver! Indico esse jogo porque gosto muito e jogo há anos! É muito bom para entretenimento, existem missões para fazer e vários modos de jogar! Já que estamos em época de pandemia, jogá-lo também é uma ótima maneira de conversarmos com os amigos!
INDICADO POR: VICTOR PAGNONCELLI SANTIAGO

você pode gostar também
Deixe uma resposta