De Arawak a Bob Marley

(Paulo Argollo)

Um dos trabalhos que eu exerço periodicamente é escrever para o blog de uma grande marca de camisetas vendidas online, a Strip Me. As estampas das camisetas envolvem essencialmente cultura pop e artes, desta forma eu escrevo textos com base neste universo, sendo que as pautas são definidas pelos donos da marca. Essa semana escrevi sobre os 40 anos da morte de Bob Marley, morto dia 11 de maio de 1981. Eu nunca fui muito ligado em reggae, então sabia muito pouco a respeito do seu ícone maior. Desta forma, fui fazer uma das coisas que mais me agrada no mundo: ler e pesquisar sobre os mais distintos temas. Como eu gosto muito de contextualizar as coisas, não fui direto na história do Bob Marley, mas quis saber a história da Jamaica, da religião Rastafari e etc, para ter um entendimento mais amplo do artista em questão.

Pra começar, a Jamaica já tem uma história curiosíssima! Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1494 e colonizada pelos espanhóis. Mas não deu muito certo. Na pequena ilha viviam os índios Arawak, que foram prontamente dizimados pela varíola e pela gripe. Dizimados é pouco, aliás. Foram extintos mesmo. Não tendo sido encontrado ali ouro e nenhum outro tipo de pedras preciosas, os espanhóis não se dedicaram muito para realmente colonizar a Jamaica, que acabou sendo apenas um ponto de abastecimento de naus que faziam o trajeto Europa-Antilhas. Justamente por ser tão desguarnecida, os ingleses viram o potencial estratégico da ilha e resolveram tomá-la para si, o que conseguiram sem fazer muita força em 1655. À partir daí, começaram a trazer muitos negros escravizados para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar.

Acontece que o período entre 1650 e 1750 foi a era de ouro dos piratas! Bucaneiros ingleses e franceses dominavam o Mar das Caraíbas e viram na Jamaica o lugar ideal para usar como porto de descanso e abastecimento. Como muitos desses piratas eram corsários ingleses, não houve muita resistência e a Jamaica tornou-se um polo de piratas que ali pernoitavam, bebiam, faziam negócios.

Lembrando que oficialmente a Jamaica ainda pertencia à Espanha, e os piratas corsários da Inglaterra tinham a função de ajudar a marinha inglesa a combater os espanhóis.

Entretanto, em 1670 foi assinado o famoso Tratado de Madri, que entre tantas outras coisas determinou que a Jamaica pertencia à Inglaterra oficialmente. Aí a coisa mudou de figura. Os ingleses agora resolveram investir na ilha, expulsaram os piratas e fizeram da Jamaica uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar e cacau do mundo. Às custas de muito trabalho escravo, é claro.

No século XIX, quando a Inglaterra aboliu a escravidão, a Jamaica mergulhou numa crise profunda. Muita gente perdeu tudo o que tinha, os escravos, agora libertos, não tinham trabalho… uma confusão. Sempre vivendo tensões políticas fortíssimas, os jamaicanos foram se reerguendo e construindo cidades mais desenvolvidas e se adaptando a novos mercados, tendo sempre a agricultura como base, já que a Inglaterra não investia na industrialização jamaicana. Isso começou a mudar só na virada do século XIX para século XX. Com os bons ares progressistas do pós-guerra, a Jamaica conseguiu fôlego para declarar sua independência em 1958. Mas, mesmo após sua independência, a Jamaica passou todo o século XX sem ter nenhuma estabilidade política. Partidos antagônicos sempre dominaram a ilha com violência e corrupção, deixando a maioria da população vivendo em situação de pobreza. Isso te soa familiar?

Foi neste ambiente de pobreza e instabilidade que Bob Marley nasceu. Foi onde se apaixonou pela música, pelo futebol e pela religião Rastafari. Um artista genial e único que viveu uma vida tão repleta de episódios interessantíssimos, curiosos e inacreditáveis que eu poderia encher páginas e mais páginas aqui. Ele não inventou o reggae, mas foi quem o promoveu mundo afora, colocando-o como música de protesto, que acabaria sendo abraçada pelos punks ingleses, em especial bandas como The Clash. Gravou o seu primeiro disco como favor para um produtor musical picareta que pagou sua passagem de volta da Inglaterra para a Jamaica. Sofreu um atentado na Jamaica, sendo baleado ao tentar (e conseguir) fazer um show gratuito pela unificação da Jamaica. E até mesmo veio para o Brasil onde teve seu visto de trabalho negado e não pode tocar, mas jogou bola com Chico Buarque, Toquinho, Alceu Valença e Moraes Moreira. Olha, é muita história mesmo! Quem sabe elas não pintam por aqui algum dia.

HOJE EU RECOMENDO
Disco: Exodus
Artista: Bob Marley & The Wailers
Ano de lançamento:1977
Com certeza o melhor disco de Bob Marley. Grandes canções com um poder incrível nas letras e uma banda afiadíssima construindo arranjos maravilhosos. Uma verdadeira aula de reggae. Disco imperdível!

você pode gostar também
Deixe uma resposta