Homenagem a frei Policarpo será nesta quarta-feira

Na terça-feira (4), completou dois anos do falecimento de frei Policarpo. O franciscano que residiu por mais tempo em Pato Branco, e que a população possuiu forte identificação e apreço.

Morto, em meio a um dos momentos mais delicados da pandemia de covid-19, o velório e sepultamento de Policarpo foi inegavelmente um dos momentos sociais da região mais emocionantes dos últimos 30 meses, uma vez que pelas redes sociais e por meios de comunicação, dentre eles, alguns que ele ajudou a fundar, muitas pessoas se despediram do religioso.

Passado um ano de sua morte, em 2021, parte das pessoas que se despediram a distância de Policarpo estiveram nas celebrações de homenagem, uma vez que já vacinados e com as restrições menores, muitos se sentiram seguros.

Neste ano, a expectativa para as homenagens ao religioso aumentou, já que a vida cotidiana, se encaminha para a normalidade de antes da pandemia.

Ainda, seguindo programação especial em celebração a São Francisco de Assis, fundador da ordem que Policarpo dedicou sua vida religiosa, a Matriz São Pedro Apóstolo, iniciou ainda na segunda-feira (3), seguindo até o sábado (8), a Semana Franciscana.

Desta forma, na terça, dia dedicado a São Francisco de Assis, as homenagens foram feitas ele.

Já nesta quarta-feira (5), quando é lembrado o sepultamento de Policarpo, serão prestadas homenagens ao “homem de fé” como vem sendo lembrado.

Durante a celebração das 19h30 será apresentada a comunidade a imagem da Imaculada Conceição, que foi entalhada em madeira, e que deve ser colocada no painel superior ao jazigo de Policarpo, além da lápide com os dizeres “Frei Policarpo, homem de fé” e uma foto.

Frei Evandro Balestrin, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo revela que outros projetos estão sendo elaborados, e que devem ser concretizados nos próximos anos, para homenagear Policarpo.

Entre eles uma imagem maior, em pintura, e a bênção de Policarpo. “Estamos fazendo com muita calma, pensando muito bem, e querendo celebrar um homem de fé, que aqui marcou para Pato Branco e região com sua presença, com mais de 50 anos de trabalho na nossa paróquia”, comenta frei Evandro.

Semana Franciscana

Quarta-feira (5) – 7h e 19h30 – Frei Policarpo, homem de fé

Quinta-feira (6) – 7h e 19h30 – Celebração da Ecologia – Uma só Terra

Sexta-feira (7) -7h, 15h e 19h30 – Celebração do carisma da pobreza

Sábado (8) – 7h e 19h30 – Celebração do nascituro

                9h às 11h – Bênção dos animais

você pode gostar também
Deixe uma resposta