Almanaque+

O que significa ser pai?

Todo ano, quando vai chegando perto do Dia dos Pais, é a mesma coisa: é pai! Não é pai! Mãe que é pai, pai que é mãe. O que é ser pai? Sempre tem polêmica, sempre tem debate.

Esse ano a Natura escolheu o Thammy Miranda, um homem trans, como um dos rostos da campanha para a data, e em poucas horas a internet estava dividida entre os que acham que ele é pai e os que acham que não, porque biologicamente ele nasceu do sexo feminino. 

Pai é quem empresta o DNA ou é quem cria? É o provedor ou é quem troca fralda? É quem educa com severidade ou quem incentiva a exercer suas vontades?

Como Shakespeare colocou na fala de Hamlet, Ato III, Cena I da peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, escrita entre 1559 e 1600: ser ou não ser? Eis a questão. 

Os nossos valores e princípios fazem parte de uma questão existencialista, de caráter pessoal e intransferível. Cada pai tem a sua maneira de levar a vida, e cada filho tem o pai que merece. O restante é meramente subjetivo, limitando-se a opinião de cada um, algo sem muito valor, já que somos poeira cósmica.

Dessa forma, fomos direto à fonte: para o filho, o que significa ser pai? Essa, sim, é uma opinião muito importante!

Pietra, Isis e o papai Geverson Catani

“Ser pai é ter amor, cuidar, dar carinho, ficar perto em momentos bons e ruins. Ser pai é ser forte, ser amigo, ser um herói, é ser igual ao meu. Feliz Dia dos Pais, te amo muito, pai!”
Pietra Catani

“O papai é meu amigo bagunceiro. Adoro brincar de guerra de almofadas e esconde-esconde com ele. Te amo papai!”
Isis Catani

“Ser pai é ser o melhor herói. Eu amo você, pai”.
Gabriel Cantu e papai Anderson
“Ser pai é ser o rei da princesa corinthiana. Te amo, papai.”
Geovanna Kovalski da Silva e o papai Leandro
Isa, Naty e o papai João Miguel

“Pai é a melhor coisa pra se ter na vida porque temos alguém que nos dá companhia para tudo, nos protege e faz a gente rir sempre de coisas bobas. Eu amo demais meu pai”.
Isadora Szymkoviak

“Tudo que sei sobre amor, carinho e principalmente proteção é o que sinto pelo meu pai! Alguém que me protege mesmo de longe, de alguma forma sempre está comigo nos momentos bons e ruins. Ser pai, pra mim, é ser amor, amor incondicional!”
Natalia Szymkoviak

“Ser pai, pra mim, eu acho que é uma coisa muito difícil. E também pra ser pai tem que (som de beijo)…Eeeecaaaaa! Ah, e também ser pai é ser importante, e cuidar das meninas e dos meninos, e até dos meninos pequenininhos. E também os pais servem para dar comida, para tratar os filhos e dar banho. Mas eu ainda penso, na minha cabeça, que é muito, muito, muito difícil.” 
Pietra Becker Onofre e o papai Jean
“Ser papai é ser grande e forte, igual o Batman!”
Arthur Godoy e o papai Godoy
“Ser pai é ser um companheiro para jogar futebol e andar de bicicleta”
Breno Zamboni Fink e o papai Heverton
“Ser pai é brincar comigo”
Fernanda Kirsten e o papai Ivan
“O paizinho é cheiroso. Pai, conta uma história”.
Aurora Diana Pasquim Piaceski e o papai Lucas

O Diário do Sudoeste deseja a todas as modalidades paternas um feliz Dia dos Pais!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima