Todo mundo percebeu que os termômetros subiram (e quem não notou foi avisado massivamente pelas redes sociais). Ainda nem chegamos ao verão e as temperaturas já ultrapassam – e muito – os 30 graus. A consequência é que nos aproximamos das verdadeiras amizades com piscina e perdemos um pouco o apetite por comidas pesadas.

Isso acontece porque nos dias mais quentes nosso corpo precisa gastar menos energia para manter sua temperatura. Consequentemente sentimos menos vontade de consumir alimentos ricos em energia e tendemos a comer menos.

Mesmo que o apetite seja pouco, é importante nos alimentarmos bem no verão para manter nosso corpo nutrido e hidratado. Isso porque perdemos mais líquidos e nutrientes através da transpiração, que também aumenta com o calor do ambiente.

Por isso, separamos algumas receitas frescas, leves, super saborosas e riquíssimas em nutrientes.

Salada de frango com repolho e abacaxi

2 xícaras (chá) de repolho roxo fatiado fino

1 xícara (chá) de frango desfiado (cozido ou assado)

3 fatias de abacaxi

1 pote de iogurte natural (170 g)

1 dente de alho

1 colher (sopa) de azeite

croutons a gosto

cebolinha a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Comece o preparo pelo molho: descasque e bata o dente de alho no pilão com uma pitada de sal até formar uma pasta. Misture o azeite, o iogurte e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Lave o repolho fatiado numa peneira sob água corrente e deixe escorrer. Corte as fatias de abacaxi em cubos. Em uma tigela, misture o repolho com o abacaxi e o frango. Tempere com o molho de iogurte e cebolinha picadinha a gosto. Misture e sirva com os croutons.

Salada de polenta com presunto parma e ricota

500g de polenta pronta cortada em cubos

1 xícara (chá) de queijo coalho picado em cubos

2 cabeças de alface

100g de presunto parma

4 folhas de manjericão

4 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 xícara (chá) de ricota

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Pique a polenta em cubos de 2cm e frite em óleo bem quente até ficar dourada. Retire e coloque em uma travessa com papel toalha e reserve. Frite o queijo coalho picado em cubos de 2cm até que fiquem dourados. Retire e coloque em uma travessa com papel toalha e reserve. Pique a alface, o presunto e as folhas de manjericão em tiras. Misture e reserve. Em um recipiente à parte, faça um molho adicionando o azeite, o vinagre e a ricota, tempere com um pouco de sal e mexa até formar um creme. Misture a alface picada, o molho e os croutons de polenta e de queijo. Sirva em seguida.

Salada de macarrão com abobrinha e molho de hortelã

500g de orecchiette (ou outra massa curta de granno duro)

4 abobrinhas italianas

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

azeite a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a massa conforme indicações da embalagem, mas cuide para que fique al dente. Escorra e regue com um fio de azeite. Lave, seque e corte as pontas das abobrinhas. Divida cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e fatie em meias-luas grossas de cerca de 1,5 cm. Aqueça uma frigideira grande, regue com azeite e distribua as fatias de abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe no fogo por cerca de 2 minutos de cada lado até dourar. Transfira as abobrinhas para a travessa do macarrão e misture delicadamente. Repita com todas as fatias, regando sempre a frigideira com azeite.

Molho

1 xícara (chá) de folhas de hortelã

½ xícara (chá) de azeite

1 dente de alho

1 colher (chá) de sal

raspas e caldo de 1 limão

Modo de preparo:

Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã e as transfira para uma tigela. Cubra com o azeite. Descasque o alho, junto sal e bata em um pilão. Coloque a mistura de alho batido na tigela com o azeite e o hortelã, adicione as raspas e o caldo de limão e misture bem. Regue o macarrão com o molho e misture. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Queijo temperado

400 g de queijo cottage

1 colher (sopa) de azeite

raspas de 1 limão

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Em uma peneira, escorra o soro do queijo cottage, apertando delicadamente com as costas de uma colher. Transfira a massa para uma tigela, junte o azeite e as raspas de limão. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Retire o macarrão da geladeira e sirva cada porção com uma colherada do queijo temperado. Regue com azeite e finalize com pimenta-do-reino moída na hora e folhas de hortelã.