Por que o dia dos namorados no Brasil é comemorado em data diferente de outros países?!

Aline Vezoli*

[email protected]

Neste sábado (12) é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A data não é considerada um feriado, mas é usada para celebrar o amor a dois e carrega como tradição a troca de presentes, cartões com declarações, jantar romântico e chocolates.

O Dia dos Namorados começou a ser celebrado inicialmente no dia 14 de fevereiro em algumas partes do mundo. O famoso “Valentine’s Day” foi criado ainda na época do Império Romano, no século cinco, quando um bispo da Igreja Católica, conhecido como São Valentim, foi proibido pelo imperador Claudius II de realizar casamentos, pois ele acreditava que o casamento tornava os homens soldados ruins, enquanto os solteiros e sem comprometimento familiar levavam ao exército melhores resultados.

Não contente com a proibição e certo de que o casamento era parte do plano de Deus, o bispo continuou realizando o matrimônio de forma secreta. Quando descoberto, ele foi preso. Valentim então se apaixonou pela filha de um carcereiro e, no dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando “do seu Valentim” – o que originou a prática moderna de enviar cartões para a pessoa amada.

O bispo foi condenado à morte por desobedecer às ordens do imperador, sendo decapitado no dia 14 de fevereiro do ano 270 d.C.

Dois séculos depois, a data passou a ser comemorada quando o papa Gelário instituiu o Dia de São Valentim. A comemoração foi criada quando a igreja transformou em festa cristã uma antiga tradição pagã, um festival romano de três dias chamado Lupercalia. O evento, ocorrido no meio de fevereiro, celebrava a fertilidade. Seu objetivo era marcar o início oficial da primavera.

Essa data é utilizada para comemorar o Dia dos Namorados principalmente na Europa, e após o século XVII, nos Estados Unidos.

Mas, por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado apenas em junho?

No Brasil, um dos motivos que explicam a celebração do Dia dos Namorados em 12 de junho também parte da religiosidade e pode ser relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). O frei é conhecido por destacar a importância do amor e do casamento, ganhando a fama de “santo casamenteiro” após ser canonizado. O dia 13 de junho foi definido como data oficial de Santo Antônio e influenciou na escolha do dia 12 de junho para o Dia dos Namorados.

Motivos comerciais

Outra explicação encontrada para a celebração ser comemorada no Brasil em junho desde 1948 é exclusivamente comercial. Com o objetivo de criar uma nova data presenteável no país e aumentar as vendas no mês de junho, o publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, João Dória Júnior, e dono de uma agência de propaganda, teve a ideia de estabelecer a comemoração para incentivar as pessoas a darem presentes umas às outras: o Dia dos Namorados, e felizmente coincidiu com o mês que celebra o dia de Santo Antonio, santo casamenteiro.

Nos anos seguintes, a data começou a ser comemorada em diversas regiões e se tornou uma celebração nacional.

Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira data que mais vende no país, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

*Com supervisão de Mariana Salles

você pode gostar também
Deixe uma resposta