Almanaque+

Seis livros para você se tornar um sucesso na cozinha

Aprender a cozinhar às vezes pode ser um desafio para muitas pessoas, mas os livros de culinária podem contribuir para desmistificar o assunto e trazer mais sabor e felicidade para sua família

Nessa época de pandemia, muita gente resolveu assumir a cozinha, ou por vontade própria ou por falta de opção. Mas a arte da culinária vai além do preparo de receitas. Quando comemos bem, vivemos uma experiência sensorial, cultural e social que nos aproxima sentados à mesa, arranca suspiros e boas gargalhadas. Por isso as lives de plantão estão fazendo tanto sucesso. Muitos estão “pegando gosto” pela cozinha e começam a se arriscar em novos pratos e a reinventar aqueles tradicionais.

Comer é um dos grandes prazeres da vida, além de trazer recordações de momentos, de pessoas amadas e de criar laços, a boa comida nos nutre e fortalece nossa saúde. 

Quem não tem um prato favorito de infância? Ah, o perfume e o gostinho inesquecível daquele pão caseiro preparado com tanto carinho por nossas avós, tias e mães… A comida reúne as pessoas e é afeto puro, carrega as histórias de nossos antepassados e também de outras culturas. E, em questão de variedade gastronômica, o Brasil não fica para trás. Nosso país é dono de uma diversidade cultural e de sabores que conseguem agradar todos os paladares. O Brasil é um continente e cada região tem seus pratos e hábitos alimentares próprios.

Por isso, para te ajudar a fazer bonito na cozinha, o Book Advisor Eduardo Villela separou seis dicas de livros que tratam o assunto com a leveza de um suspiro. Confira:

O que tem na geladeira? 

Nesse livro, Rita Lobo revela como aproveitar ao máximo tudo o que temos na geladeira de casa. Se você deseja estimular a sua criatividade, fazendo algo diferente, e saber os principais benefícios de vários alimentos, esse é livro o ideal. Inclusive, depois de sua leitura, você vai ter uma visão diferente sobre os legumes e verduras.

Histórias da gastronomia brasileira: Dos banquetes de Cururupeba ao Alex Atala 

Ricardo Amaral conta as mais incríveis histórias dos sabores do Brasil neste livro. A obra é um passeio histórico pelas diversas influências e raízes da nossa riquíssima gastronomia. Causos e curiosidades para lá de deliciosos são contados em textos muito bem-escritos e acompanham receitas para você encantar todos em casa.

Manual prático de panificação Senac 

Quer aprender a preparar diversos tipos de pães? E que tal nunca mais esquecer uma receita daquele seu pãozinho favorito? Neste livro, os autores explicam com simplicidade os fundamentos da arte da panificação.

Queijos do Brasil e do mundo: para iniciantes e apreciadores 

Se você é um ratinho e não vive sem um bom queijo por perto, vai adorar esse livro. José do Amarante fala de tudo que você precisa saber sobre a produção, o armazenamento, serviço, consumo, uso culinário do queijo e muito mais.

Básico: Enciclopédia de Receitas do Brasil 

A obra de Ana Trajano é espetacular: mostra porque a culinária brasileira é uma das mais ricas e celebradas do planeta. Você vai se surpreender com toda a nossa diversidade gastronômica, começando pelos aperitivos e entradas, passando pelos pratos principais e finalizando com as nossas amadas sobremesas .

Doces brasileiros: coleção tempero brasileiro 

Do brigadeiro à cocada, as sobremesas típicas brasileiras são sucesso absoluto. Descubra os segredos dos nossos doces mais amados. Um livro que é pura fonte de felicidade!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima