Almanaque+

Travessuras doces

Não que a gente precise de desculpa para ir para a cozinha, mas, com o Halloween chegando – e com o tanto de pratos com abóbora pipocando no feed do Instagram -, bateu aquela vontade de testar as receitas que são clássicos da temporada lá na América do Norte.
Pumpkin pie (torta de abóbora com especiarias), muffin e pumpkin spice latte, a bebida queridinha das redes de cafeterias gringas, viraram objeto de pesquisas e testes, afinal de contas, as abóboras daqui são diferentes das de lá.
Usamos o purê da menina brasileira, como também é chamada a abóbora de pescoço, e da kabochá como base para as receitas e as tentativas deram supercerto. Enquanto a primeira é mais fibrosa e aguada – convém assar os pedaços no forno em vez de cozinhar na água, e drenar o excesso de água antes de incorporar o purê aos demais ingredientes -, a do tipo japonesa é mais lisa e tem boa consistência.
Entre os outros tantos tipos de abóbora (temos mais de 400 no Brasil, segundo a Embrapa), a paulista, que é a versão mais compacta da de pescoço, também há de servir. A do tipo maranhão, ou abóbora do norte, também costuma ir bem em receitas doces, com a vantagem de ter a polpa bem avermelhada, que ajuda a dar cor às massas e aos cremes. Mas atenção: evite usar a moranga, que tem sabor muito suave e consistência rala – melhor aproveitá-la como recipiente para fazer o clássico creme de camarão na moranga.
Em tempo: no site do Paladar (bit.ly/virouabobora), você encontra dicas de como destrinchar a abóbora, que é casca dura – mas, convenhamos, dá também para comprar o fruto em pedaços descascados em sacolões e feiras livres. Se você for um cozinheiro raiz e decidir arrematar a abóbora inteira, ainda separamos uma receita fácil e divertida para fazer com as sementes – nada precisa ser desperdiçado.
PUMPKIN PIE
Ingredientes
(8 porções)
Massa
150g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada
50g de açúcar
1 gema de ovo
1 colher de extrato de baunilha
Recheio
3 ovos
100g de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de
pimenta-jamaicana
1 colher (chá) de noz-moscada
200 ml de creme de leite fresco
400g de purê de abóbora kabochá
Marshmallow para decorar
Preparo
1. Misture a farinha e a manteiga – com a ponta dos dedos ou no processador – até virar uma farofa.
2. Adicione o açúcar, a gema, o extrato e as especiarias. Mexa até conseguir uma massa macia. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por 1h.
3. Preaqueça o forno a 180°C. Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com o rolo (3 mm de espessura). Lembre-se de deixar uns 2 cm de sobra para cobrir as laterais da forma de 22 cm.
4. Perfure toda a base da massa com um garfo.
5. Cubra a massa com papel-manteiga, esparrame grãos de feijão cru para fazer peso e leve ao forno por 20 min. Retire os feijões e o papel. Se o centro da massa ainda estiver cru, volte ao forno por mais 5 min, sem o papel. Reserve.
6. Para fazer o recheio, misture os ovos, o açúcar, as especiarias e o creme de leite. Acrescente o purê (para fazê-lo, asse os pedaços da abóbora descascada em forma untada por 25 min. Passe pelo espremedor e pela peneira) e bata com um fouet até ficar homogêneo.
7. Despeje o creme na massa e leve a torta ao forno preaquecido (180°C) de 40 a 50 minutos, até que o recheio esteja firme. Retire do forno e espere 15 minutos para desenformar.
8. Espalhe os marshmallows por cima da torta e toste-os com um maçarico culinário. Ou sirva com chantilly batido na hora.
PUMPKIN LATTE
Ingredientes
(1 porção)
1 xícara (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de purê de abóbora de pescoço
1 colher (chá) de maple syrup
(xarope de bordo)
Canela a gosto
Gengibre em pó a gosto
1 dose de café expresso (opcional)
Preparo
1. Aqueça o leite e misture com o purê de abóbora. Se preferir, bata com um mixer.
2. Adicione o maple syrup, as especiarias e o café. Misture bem e sirva em seguida.

MUFFIN DE ABÓBORA INTEGRAL
Ingredientes
(20 bolinhos)
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres (chá) de fermento
em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato
de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal
200g de purê de abóbora kabochá
1 ovo batido
3/4 xícara de iogurte natural
Preparo
1. Preaqueça o forno a 190°C e unte as forminhas de muffin com manteiga (ou use as
de papel).
2. Misture os ingredientes secos. Em outra tigela, junte a manteiga derretida (mas não quente), o purê, o ovo e o iogurte. Dica: se quiser, acrescente nozes, castanhas, coco, especiarias. Misture bem com auxílio de um fouet.
4. Junte os secos e mexa até ficar uniforme. Não misture demais.
5. Encha as forminhas e leve ao forno de 30 a 40 minutos, ou até os muffins dourarem. Faça o teste da faca: a lâmina deve sair limpa.
SNACK DE SEMENTES DE ABÓBORA COM CHOCOLATE
Ingredientes
(15 unidades)
1 xícara de semente de abóbora
1 xícara de chocolate meio amargo picado
Sal
Preparo
1. Limpe os restos de abóbora das sementes em água corrente.
2. Preaqueça o forno a 180°C.
3. Distribua as sementes em uma assadeira untada. Tempere com uma pitada de sal e asse por 20 min. ou até ficarem douradas. No meio do tempo, mexa as sementes com uma espátula para assarem por igual. Retire do forno, passe para uma tigela e deixe esfriar.
4. Aqueça o chocolate no micro-ondas 30 seg., retire, mexa, coloque mais 30 seg. Repita o processo até estar completamente derretido.
5. Misture delicadamente o chocolate e as sementes.
6. Forre uma forma com papel-manteiga e faça montinhos.
7. Leve à geladeira por 30 minutos, até endurecerem.

Para cima