Almanaque+

Yamaha lança Scooter Star Wars

Desde a década de 1970, a franquia Star Wars (Guerra nas Estrelas, em português) faz sucesso no mundo todo. E o frisson causado nas bilheterias é tão grande que não é difícil ver por aí produtos inspirados na superprodução, como brinquedos, roupas e livros. Uma das mais recentes parcerias invadiu o universo das duas rodas, com o lançamento do scooter Yamaha NMax Star Wars. E há até sorteio para o público.

O scooter chega em duas séries especiais, nas opções NMax Aliança Rebelde e NMax Império Galáctico. Cada uma terá produção limitada a apenas 340 unidades e preço sugerido de R$ 14.390.

As vendas já começaram e, para promover o lançamento, a marca sorteará uma unidade entre os fãs que enviarem um vídeo de até 60 segundos contando por que merecem ganhar o primeiro scooter Yamaha Star Wars da Galáxia. Os vídeos devem ser enviados por meio do site da marca. O concurso vai até o dia 15 de outubro, e o vencedor será revelado no mesmo canal no dia 30 de outubro, às 21h.

Com base no scooter NMax 160 ABS, a novidade tem grafismos inspirados nas naves de Star Wars. Disponível apenas na cor branca, o modelo Aliança Rebelde traz marcas que simulam desgaste por uso na carenagem. A inspiração vem do caça X-Wing Starfighter pilotado por Luke Skywalker.

O NMax Império Galáctico é oferecido exclusivamente na cor preta. A fonte de inspiração é o TIE-Fighter, nave de combate símbolo do Império.

Além dos adesivos em alusão a Star Wars, os dois scooters – resultado da parceria entre Yamaha e os estúdios Disney – não têm nenhuma mudança estrutural ou mecânica. Continua em cena o motor de 1 cilindro com potência de 15,1 cv (a 8 mil rpm). O torque, de 1,47 mkgf a 6 mil giros, também não foi alterado. O câmbio é automático di tipo CVT, de relações continuamente variáveis.

Na lista de itens, destaque para o painel digital com dois hodômetros parciais, relógio e computador de bordo. Há indicadores de pilotagem econômica (ECO) e de consumo instantâneo, além do nível do tanque de combustível.

Na parte de segurança, o scooter tem freios ABS nas duas rodas. Os faróis são de LEDs e a garantia é de quatro anos.

BMW G 310

A BMW prepara mudanças leves para seus modelos da linha G 310, a street G 310 R e a trail G 310 GS. Os dois modelos ganharam um teaser na Índia da primeira mudança no visual desde que foram lançados, em 2015 e 2016, respectivamente. As alterações não serão profundas, mas perceptíveis.

A principal está no farol, que terá novo formato, inspirado no da F 800 R. A mudança fica mais perceptível na G 310 R, que não tem carenagem. Na G 310 GS, a alteração fica menos evidente, por causa da moldura e do pequeno para-brisa. Nas laterais, que também aparecem escondidas no teaser, há novas peças plásticas.

Além disso, a marca alemã terá que apresentar novidades no motor monocilíndrico. O objetivo é atender as novas regras de emissões na Europa. Atualmente, o propulsor de 313 cm³ gera 34 cv de potência a 9.200 rpm e 2,9 mkgf de torque a 7.500 rpm.

Apesar de ser um produto global, as novas G 310 serão apresentadas primeiro na Índia, devido à parceria da BMW. O modelo foi desenvolvido em conjunto com a indiana TVS e será vendido antes do fim do ano.

No Brasil, a previsão é de que a nova linha seja lançada no Salão Duas Rodas. O evento deve ocorrer em novembro de 2021.

Para cima