Auto+

Hyundai lança Ioniq, marca de eletrificados

A Hyundai acaba de lançar a Ioniq, marca exclusiva para modelos eletrificados. A nova aposta contará com carros híbridos, híbridos plug-in (podem ser recarregados na tomada) e 100% elétricos. Serão lançados três carros da nova marca até 2024.

O primeiro deles (previsto para o ano que vem) será o Ioniq 5, crossover derivado do conceito 45 EV Concept, revelado no Salão de Frankfurt (Alemanha) no final do ano passado. Em 2022 virá o sedã esportivo Ioniq 6, derivado do Prophecy, revelado em março. Em 2024 será a vez do SUV grande Ioniq 7. Diferentemente dos demais, este último não se inspira em nenhum protótipo já revelado.

Os novos modelos utilizarão a plataforma E-GMP, exclusiva para carros elétricos. A ideia é ter capacidade de carregamento rápido e ampla autonomia. Além disso, como essa base de construção é versátil, promete benefícios em termos de utilização de espaço, com assentos altamente ajustáveis, conectividade sem fio e recursos exclusivos, como porta-luvas projetado como gaveta, por exemplo.

Com a Ioniq, o objetivo da Hyundai é, também, oferecer experiências únicas de condução com interfaces simples e intuitivas. “A marca Ioniq mudará o paradigma da experiência do cliente EV (veículos elétricos)”, disse Wonhong Cho, vice-presidente executivo e diretor de marketing global da Hyundai Motor Company.

Para cumprir a missão da nova marca, a Hyundai combinará seus recursos atuais de eletrificação de veículos – como carregamento ultrarrápido, interior espaçoso e energia fornecida por bateria – com futuras inovações em relação a desenho, tecnologias e serviços de interação com o automóvel.

Origem
O termo Ioniq, lançado para a nova família global de carros elétricos da Hyundai, é nada mais que a fusão entre os termos ion (íon, em português) e unique (único). Mas o nome é conhecido desde 2016, quando a Hyundai anunciou o hatch médio Ioniq.

Tratava-se do primeiro e único modelo do mundo a oferecer propulsão “verde” com três diferentes fontes de alimentação: híbrida, híbrida plug-in e elétrica. O modelo é concorrente do Toyota Prius, e inclusive chegou a ser considerado para uma possível venda no Brasil, algo que até agora não se concretizou

A Hyundai quer chegar à marca de 1 milhão de carros elétricos vendidos até 2025. Mais que isso, o objetivo é se tornar líder mundial no mercado de veículos elétricos.

Gênesis
A Ioniq é mais uma marca da Hyundai que nasceu a partir do nome de um carro. A empresa sul-coreana já havia dado vida própria ao Genesis. Nos EUA e Canadá, o sedã de luxo não traz o nome Hyundai, para evitar a associação com carros “baratos”. A estratégia é igual à usada pela Honda com a Acura.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima