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Panamera 2021 estreia na versão híbrida

Por José Antonio Leme

São Paulo, 02 (AE) – A linha 2021 do Porsche Panamera recebeu pequenas mudanças estéticas e melhorias no chassi e na eletrônica. O modelo esportivo renovado foi apresentado com cinco opções de propulsão (entre híbridas e com motor a gasolina), nas versões sedã e perua. Para o Brasil, por enquanto virá apenas o sedã, na configuração híbrida 4S E-Hybrid, com preço sugerido de R$ 649 mil. Esse valor inclui a instalação do carregador de bateria no endereço indicado pelo cliente. As entregas serão feitas a partir do início de 2021.

O objetivo da marca sediada em Stuttgart, na Alemanha, é consolidar a estratégia de eletrificação de sua gama de veículos, que terá novas opções – também híbridas – em breve.

O novo Panamera 4S E-Hybrid tem um motor elétrico de 136 cv posicionado entre o câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem e o 2.9 V6 biturbo a gasolina de 440 cv. A potência combinada chega a 560 cv, e o torque, a 76,4 mkgf.

De acordo com informações da marca, com o pacote Sport Chrono o Panamera 2021 4S E-Hybrid é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chegar a 298 km/h. A capacidade das baterias de íons de lítio do sistema elétrico aumentou de 14,1 kWh para 17,9 kWh.

Com isso agora o Panamera pode rodar até 54 km apenas no modo elétrico. O acréscimo em relação ao modelo anterior chega a 30%, segundo a fabricante.

RETOQUE VISUAL

No visual, as mudanças implementadas pela Porsche foram leves. A dianteira passa a vir de série com o pacote “Sport Design”, que era opcional, e traz entradas de ar maiores, nova grade e faróis diurnos de LEDs.

Na traseira, as lanternas têm novo posicionamento de luzes e a barra entre elas (igualmente de LEDs) foi redesenhada. Três novas opções de rodas de liga leve de 20 e 21 polegadas foram adicionadas à lista de equipamentos opcionais.

VERSÕES

A versão Turbo do Panamera passa a ser chamada de Turbo S. O motor 4.0 V8 biturbo foi recalibrado e agora gera 630 cv de potência e 83,6 mkgf de torque. São, respectivamente, 80 cv e 5,1 mkgf a mais do que no modelo anterior.

No modo Sport, o novo Porsche acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e chega a 315 km/h, de acordo com dados da marca. No mês passado, o carro bateu o recorde de velocidade na categoria de sedãs executivos, ao percorrer os 20.832 metros do circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7m29s81.

O sistema de suspensão ativa é composto por três bolsas de ar. Há também controles eletrônicos de chassi e de vetorização de torque. Esses dispositivos aumentam a estabilidade do Panamera em curvas.

A versão GTS, intermediária na linha, traz o mesmo motor da Turbo S, mas com potência de 480 cv e torque de 63,2 mkgf. Ainda assim, são 20 cv a mais que na GTS anterior.

Essa opção manteve o acabamento sem cromados. A cor preta predomina em detalhes como rodas, identificação do modelo, spoiler de teto, difusor traseiro, saídas de ar nas laterais e ponteiras do escapamento.

Nas configurações de entrada, Panamera e Panamera 4, o motor 3.0 V6 turbo foi substituído pelo 2.9 V6 biturbo. Mesmo tendo menor deslocamento, a potência foi mantida em 330 cv e a alta do torque foi desprezível – de 45,7 para 45,8 mkgf.

Aparentemente, a opção foi pela eficiência energética, e não pela esportividade. O câmbio automatizado de oito marchas e duas embreagens é de série.

A central multimídia também foi atualizada. Segundo informações da Porsche, o recurso de comando de voz foi melhorado e agora há integração com Apple CarPlay sem fio, além do Risk Radar, funcionalidade que traz informações sobre acidentes, perigo à frente e sinais de trânsito, por meio de internet.

De série há assistente de permanência em faixa de rodagem e leitura de placas, além de controle de velocidade adaptativo, assistente de visão noturna, faróis de LEDs Matrix (que acende e apaga automaticamente blocos separados de diodos para evitar ofuscamento de quem está à frente), auxilio de estacionamento semiautomático e head-up display (projeta informações no para-brisa), etc.

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