Sacramento do Batismo

Padre Judinei Vanzeto

A palavra “batismo” provém da língua grega e significa, literalmente, “imersão”, “banho”. Representação esta que faz lembrar o sepultamento de Cristo e sua ressureição. A pessoa batizada é sepultada com Cristo e ressuscita com Ele para uma vida nova. Esse, pois, foi o ensinamento de Cristo a Nicodemos quando este queria nascer de novo. Disse Cristo que é necessário nascer de novo, não mais da carne e do sangue, mas da água e do espírito. Para tanto, é necessário que se “sepulte” o “velho homem” para nascer para a vida na graça, para a vida no espírito.

Jesus, por sua vez, encarregou os apóstolos a missão de realizar o Batismo como processo de iniciação à vida cristã. “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28, 18-20).

Além disso, nos quatro evangelistas e também no Novo Testamento (Segundo Testamento) são encontradas inúmeras passagens bíblicas sobre o Batismo.

Na visão cristã católica o Sacramento do Batismo comporta seis dimensões teológico-doutrinais: Teocêntrica, Cristocêntrica, Pneumatológica, Soteriológica, Eclesial e Missionária.

A dimensão Teocêntrica diz respeito ao batismo que torna a pessoa filha de Deus. Pelo Batismo passa-se a participar da vida da Trindade, regenera e revitaliza a pessoa batizada como filha de Deus. O Batismo perdoa o pecado original pela graça santificante de Deus. É a justificação pela graça à vida de Deus.

A dimensão Cristológica é a incorporação a Cristo. Pelo Batismo acontece a configuração a Cristo. Em Cristo dá-se a nova criatura. É o início da vida no seguimento a Cristo, nasce o cristão. É a incorporação a Cristo pelo caráter indelével, uma marca que não se apaga.

A dimensão Pneumatológica consiste no selo pela unção do Espírito Santo. O batizado torna-se templo do Espírito Santo. O batizado recebe o Espírito Santo e seus dons. Pois todo batizado é um portador do Espírito Santo, ou seja, “o batismo age pelo Batismo”. O Espírito Santo não apenas purifica do pecado, mas suscita a fé estável e frutuosa, com alegria, pureza e liberdade interior.

A dimensão Soteriológica é a salvação recebida pelo Batismo. O Senhor afirmou que o Batismo é necessário para a salvação (cf. Jo 3,5). E ordenou que os discípulos batizassem. O batismo, portanto, é necessário para a salvação. O batismo também é a porta de entrada para a vida na graça, inserção na comunidade e garantia da salvação.

A dimensão Eclesial constitui-se no sacerdócio comum dos fiéis. O Batismo faz da pessoa batizada membro do Corpo de Cristo; é a incorporação à Igreja, a noiva de Jesus Cristo. “Fomos todos batizados num só Espírito para sermos um só Corpo” (1 Cor 12, 13). É o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Por isso, que sentimos em nossa pele quando um cristão é perseguido e morto em qualquer país do mundo, pois é membro da Igreja, é filho de Deus e nosso irmão.

E a dimensão Missionária impele o batizado à missão de Cristo, isto é, continuar sua missão. Este é o dever de todo batizado: ser missionário. O Batismo confere a participação no tríplice múnus de Cristo: Profeta, Sacerdote e Rei. Assim, o cristão é um continuador da missão de Cristo no mundo e na Igreja, sendo “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13).

Jornalista, diretor administrativo da Rádio Vicente Pallotti, gestor da Unilasalle/Fapas Polo Coronel Vivida e pároco da Paróquia São Roque de Coronel Vivida-PR.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.