Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes

O Porto de Paranaguá, um dos principais terminais portuários do Brasil, celebra 89 anos de operações neste domingo (17), marcando a data com recordes significativos e a consolidação de sua posição como referência nacional no setor. O ano de 2023 foi particularmente notável para o porto, que registrou uma movimentação histórica anual de 65 milhões de toneladas.

Destacando-se também no cenário nacional, o Porto de Paranaguá foi responsável por 37,5% da exportação brasileira de soja em janeiro de 2024, de acordo com dados do Comex Stat, colocando-o à frente de outros terminais importantes, como o Porto de Santos.

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, expressou sua gratidão à comunidade portuária e à população local pelo sucesso alcançado, atribuindo os resultados ao trabalho árduo e ao investimento contínuo no estado.

O Porto de Paranaguá não apenas desempenha um papel crucial na economia do Paraná e do Brasil, mas também é um local de realização profissional para muitos moradores locais. Histórias como a de Jamile dos Santos Faustino, Bruno de Paula Guimarães e Renata Pereira Aguiar destacam o orgulho e o sonho de muitos parnanguaras em contribuir para o sucesso do porto.

Além do impacto econômico, o porto é um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade e a inclusão, com um número significativo de mulheres ocupando cargos de liderança e responsabilidade.

Para o futuro, o Porto de Paranaguá mira ainda mais alto, com metas de crescimento de 2% a 3% em relação a 2023. Com foco em inteligência logística e investimentos significativos, como o arrendamento do PAR-09 pelo Fundo de Investimento Q-PAR09, que prevê investimentos de R$ 910 milhões em infraestrutura e a criação de 150 empregos diretos, o porto se prepara para continuar sua trajetória de expansão e eficiência.

O Porto de Paranaguá demonstra sua capacidade de se adaptar e crescer, mantendo-se como um pilar vital para o comércio exterior brasileiro e um exemplo de desenvolvimento sustentável e inovação no setor portuário.

Corrida do Porto

Além dos investimentos em movimentação, a Portos do Paraná também estreita o relacionamento com a comunidade. Uma das ações é a Corrida do Porto, que acontece no cais do Porto de Paranaguá, e já tem data marcada: será no dia 09 de junho, a partir das 7h da manhã.

A expectativa é de receber 1.500 pessoas ao longo de quatro modalidades: corridas de 5 e 10 quilômetros, caminhada e circuito infantil. O objetivo é atrair atletas e famílias de todo o País.

Todo o recurso arrecadado com as inscrições será revertido para a compra de cestas básicas para Instituições sociais das  cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná. Os ingressos serão vendidos nas próximas semanas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.