Sistema Fiep divulga resultados da 5ª Edição da Bússola da Inovação

Assessoria FIEP-PR

-- 2 Notícia --

Estudo inédito entre federações das indústrias no Brasil traça panorama da inovação na indústria paranaense

Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios por meio da disseminação de práticas inovadoras, o Observatório Sistema Federação das Indústrias do Paraná divulgou nesta sexta-feira (3/3), o resultado da quinta edição da Bússola da Inovação. O estudo avaliou o nível de inovação das indústrias do estado e serve como suporte para evoluírem neste quesito que é fundamental para melhorar o ambiente de negócios, a produtividade e aumentar a competitividade das empresas. O evento está disponível no Canal da Indústria do Sistema Fiep no Youtube.

-- 3 Notícia --

O projeto é atualizado a cada dois anos e, desde 2012, quando foi lançado, já beneficiou três mil empresas do Paraná. Mais de 20 mil participaram do estudo e 30 mil pessoas estiveram envolvidas nos processos de avaliação. A Bússola da Inovação visa efetivamente fortalecer o ambiente de negócios por meio da disseminação de práticas inovadoras. Para isso, gestores respondem a um questionário que define o perfil inovador da organização. Com este raio x em mãos, é possível avaliar o nível de esforços investidos pela empresa e como alcançar melhores resultados.

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, este é um trabalho fundamental oferecido às indústrias do Paraná. “Os dados coletados dão suporte ao planejamento das empresas para que possam atuar de forma mais estratégica”, avalia. “Essas informações também auxiliam os empresários na busca por crédito junto a instituições financeiras mais direcionadas às suas necessidades e garantem melhorias na gestão das empresas. Todos ganham com a inovação”, destaca o presidente.

-- 4 Notícia --

A gerente executiva do Observatório, Marília de Souza, explica que o diagnóstico da bússola é fundamental não só para empresas. “Com este resultado em mãos, nós construímos novas formas de interação para sermos mais assertivos no apoio às indústrias que desejam evoluir nesta missão de inovar”, resume.

Para quem participa, o Sistema Fiep oferece vantagens. Após realizar a autoavaliação online, os dados das empresas são convertidos em um diagnóstico completo, capaz de retratar a situação da empresa. O resultado fica salvo e, nas próximas edições, é possível comparar o grau de evolução. De quebra, elas recebem uma orientação com uma série de medidas a serem implementadas para que possam melhorar a performance.

Outro benefício é que o material coletado traz cases de sucesso entre empresas que investiram em inovação e obtiveram ganhos reais para serem compartilhados. E, por fim, a bússola também traz informações comparativas entre setores industriais, porte de empresas e região. Dessa forma, é possível avaliar quais segmentos estão evoluindo mais e quais as localidades que estão obtendo melhores resultados. As empresas participantes também são inseridas no ecossistema de inovação industrial do Paraná.

https://www.youtube.com/watch?v=8A3YZMTUx00
-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta