Coluna ADI 23/07/2021

Cidades amiga
A deputada federal Leandre (PV-PR) esteve na sede da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde) para uma reunião sobre a expansão do Programa Cidade Amiga do Idoso no Estado do Paraná. O programa Cidades Amigáveis às Pessoas Idosas da OMS possui estratégias locais, abrangendo várias frentes da sociedade para preparar os municípios e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.

-- 2 Notícia --
Secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF), Ney Leprevost e a deputada federal Leandre (PV-PR) participaram da reunião promovida pela OPAS/OMS sobre a expansão do Programa Cidade Amiga do Idoso no Estado do Paraná. (Foto: divulgação)

Cidades amiga II
A reunião contou com a participação da representante da OPAS e da OMS no Brasil, Dra. Socorro Gross, e do secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF), Ney Leprevost. O secretário Ney designou uma equipe que irá percorrer as regionais da SEJUF para sensibilizar os municípios para a adesão ao programa. Ele estabeleceu meta de até o final do ano ter alcançado pelo menos 80% das cidades paranaenses.

Fundão
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) rebateu a declaração do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL), sobre o fundão eleitoral. Ramos afirmou que, caso o aumento seja vetado, não haverá recursos para utilização nas campanhas.“Os recursos deste fundo estão garantidos na própria Lei Eleitoral. Se houver o veto, os recursos voltarão a 2 bilhões, de acordo com a regra da Lei Eleitoral. Então não tem desculpa para Bolsonaro não vetar”, afirmou o senador.

-- 3 Notícia --

Lista da CPI
Deputadas (os) federais Aline Sleutjes (PSL), Gleisi Hoffmann (PT) e Paulo Eduardo Martins (PSC), todos paranaenses, são citados na lista que investiga a atuação de políticos na disseminação de fake news sobre a pandemia. A lista é organizada pela CPI da Covid tem o nome de políticos, ministros do governo, deputados e senadores.

Ritmo acelerado
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a vacinação contra a Covid-19 no município de Guaíra, na região Oeste do Paraná. A estratégia de imunização acelerada da fronteira foi iniciada no último final de semana. A cidade recebeu 5.450 doses no primeiro pacote extra de imunizantes. “Além de acelerar o ritmo da vacinação nos municípios de fronteira, o objetivo é ampliar a barreira contra as variantes do coronavírus”, disse Beto Preto.

-- 4 Notícia --

5º mais imunizado
O Paraná é o 5º estado que mais imunizou no País. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde junto aos 399 municípios mostra que 304 (76%) municípios paranaenses estão vacinando o público em geral na faixa dos 30 a 39 anos. Apenas Foz do Iguaçu (28 anos) e Paranaguá (22 anos), estão mais adiantadas, a primeira por conta da estratégia de controle de variantes na fronteira.

Transporte gratuito
O município de Jacarezinho proporcionará transporte coletivo gratuito diário aos moradores da Vila Rural Novo Texas. O contrato com a empresa que realizará o serviço foi assinado nesta semana pelo prefeito Marcelo Palhares e já está em vigor. O serviço foi contratado pela prefeitura através de processo licitatório e beneficia principalmente moradores da Vila Rural que trabalham na zona urbana.

No muro
O ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro segue como nome forte para as eleições de 2022. Além da disputa pela presidência da república, as conversas também englobam a corrida por uma vaga no Senado pelo Paraná ou em São Paulo. A presidente do Podemos, Renata Abreu, admitiu a proposição em conversas com Moro na semana passada com a presença do senador paranaense Álvaro Dias.

Contas as variantes
As vacinas contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech e de Oxford-AstraZeneca oferecem boa proteção contra a variante delta após a aplicação da segunda dose, revelou um estudo publicado na revista científica New Englad Journal of Medicine. Os resultados mostraram que após as duas injeções, a eficácia do imunizante da Pfizer foi de 88% contra casos sintomáticos e a do fármaco de Oxford, 67%. O Ministério da Saúde já confirmou 135 pacientes infectados com a cepa.

Reforma ministerial
O presidente Jair Bolsonaro anunciou que fará uma “pequena” reforma ministerial. Luiz Eduardo Ramos deve deixar a Casa Civil para dar lugar ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos caciques do Centrão. Assim, o general da reserva deve ser alojado na Secretaria-Geral da Presidência e Onyx Lorenzoni, que hoje ocupa o cargo, assumiria o recriado Ministério do Trabalho.

Confiantes
Os 30 setores industriais analisados pela Confederação Nacional da Indústria, em julho, estão confiantes na economia e na situação de suas empresas. Esse foi o terceiro mês consecutivo em que esse índice de confiança ermaneceu acima dos 50 pontos para todos os setores. O indicador varia de 0 a 100, sendo 50 pontos a linha de corte entre um cenário positivo e negativo.

Conectividade
Em ofício ao Ministério da Educação, a Frente Nacional de Prefeitos pede à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) o compartilhamento da infraestrutura necessária para a conectividade com as escolas públicas da educação básica.  O  censo escolar aponta que a internet banda larga não chegava a 15 mil escolas urbanas em 2019. Em 2020, cresceu para 17,2 mil. Durante a pandemia, muitas redes de ensino não conseguiram começar o ano letivo neste ano de forma presencial, aplicando o ensino remoto ou presencial.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta