Bolsas de Intercâmbio oferecidas pelo Rotary

Você sabia que o Rotary oferece vária modalidades de bolsas de intercâmbio para jovens, profissionais e adultos? A seguir são apresentadas algumas das bolsas de intercâmbio.

Intercâmbio de Jovens (YEP)

Intercambistas do Brasil na Europa (Rotary International)

Pessoas de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

O intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. O intercâmbio de curta duração pode durar de alguns dias a até três meses e é geralmente estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias.

Hospedagem e mensalidades escolares são cobertas. Cada programa varia, mas geralmente os estudantes são responsáveis por: Passagem aérea (ida e volta); Seguro-viagem; Despesas com passaportes e vistos; Gastos durante o intercâmbio e qualquer viagem ou excursão adicional.

Você precisa ter de 15 a 19 anos e contatar O Rotary Club de sua cidade para saber que opções estão disponíveis e obter mais informações sobre o processo seletivo.

Prêmio Rotário de Liderança Juvenil (RYLA)

O RYLA é um programa organizado por Rotary Clubs e distritos onde você desenvolve suas habilidades de liderança, faz amizades e se diverte. Os eventos RYLA, voltados a pessoas de 14 a 30 anos de idade, são organizados localmente por Rotary Clubs e distritos. Eles podem ter diferentes formatos, como seminários de um dia, retiros de três dias ou acampamentos de uma semana. Geralmente, os eventos duram de três a dez dias e incluem apresentações, atividades e workshops relacionados a diversos tópicos. Os objetivos são: ajudar estudantes do ensino médio a alcançarem todo o seu potencial e a orientar universitários sobre criação de estratégias inovadoras para solucionar problemas ou transmitir a jovens profissionais informações sobre práticas empresariais focadas na ética.

Os participantes do RYLA são indicados por Rotary Clubs locais. Contate o clube da sua cidade para saber sobre os eventos que estão planejando, como se inscrever e o custo de participação.

Intercâmbio de Serviços às novas gerações (NGSE)

Os participantes podem personalizar seus intercâmbios, unindo suas metas profissionais a um projeto humanitário.

Com seu distrito rotário, você planejará atividades que podem englobar networking, fortalecimento de relacionamentos, serviços humanitários, desenvolvimento profissional e treinamento sobre liderança. O intercâmbio pode durar de algumas semanas a seis meses. Os intercâmbios podem ser organizados individualmente ou em grupo, e não precisam ser recíprocos.

O custo varia dependendo do Rotary Club ou distrito. Para reduzir despesas, os rotarianos geralmente oferecem acomodações em casas de família, providenciam estágios ou oportunidades para os participantes observarem o desempenho de profissões, além de outros tipos de assistência financeira.

O programa está aberto a universitários e profissionais de até 30 anos – inclusive ex e atuais rotaractianos e antigos participantes do Interact, RYLA e Intercâmbio de Jovens. Não é preciso ser associado do Rotary para participar.

Bolsa Rotary pela paz

Por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking, o programa dos Centros Rotary prepara os bolsistas para atuarem eficazmente na área de paz e desenvolvimento. Estas bolsas cobrem mensalidades e taxas, hospedagem, transporte de ida e volta, e todas as despesas com estágios e estudos de campo.

A bolsa para estudos nos Centros Rotary é para quem já tem experiência em paz e desenvolvimento, compromisso com o voluntariado comunitário e internacional, e com a promoção da paz em nível local e global. Anualmente, a Fundação Rotária outorga até 50 bolsas para o programa de mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional em universidades renomadas.

Bolsas de estudo

Os Rotary Clubs podem solicitar Subsídios Distritais e Globais da Fundação Rotária para patrocinar bolsas de estudo. Os subsídios Globais podem financiar cursos de pós-graduação, no exterior, relacionadas a uma das nossas causas: promoção da paz; combate a doenças; acesso a água limpa, saneamento e higiene; saúde de mães e filhos; apoio à educação; desenvolvimento econômico.

As bolsas de estudo duram de um a quatro anos, podendo cobrir o curso integralmente. Os Subsídios podem ser usados para patrocinar cursos de ensino médio, universidade ou pós-graduação em qualquer área, local e internacionalmente. A bolsa pode ter qualquer duração, cobrindo desde um programa linguístico de seis semanas a um curso de um ano (ou mais tempo) em uma universidade. 

Crédito da foto: Rotary International

você pode gostar também

Comentários estão fechados.