O que são NRDCs?

Criado durante o mandato de M.A.T. Caparas na presidência do RI, e aprovado pelo Conselho Diretor em 1986 como um programa do Rotary, um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) é um grupo de homens e mulheres comprometidos com o desenvolvimento econômico e a autossuficiência de suas comunidades a longo prazo. Os NRDCs existem em áreas urbanas e rurais, tanto em países desenvolvidos quando em nações em desenvolvimento.

-- 2 Notícia --
Atividades desenvolvidas por NRDCs (Rotary International)

De acordo com o código normativo do Rotary o programa de Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário tem o propósito de dar às comunidades condições de sanar suas próprias necessidades através da criação e participação de iniciativas humanitárias sustentáveis. E os objetivos do programa são: a) Formar parcerias entre rotarianos e não rotarianos para aprimorar a comunidade; b) Apoiar pessoas que trabalham ativamente em prol da comunidade, reconhecendo sua habilidade para identificar as necessidades prioritárias e as formas mais adequadas de implementar iniciativas; c) Promover soluções sustentáveis para as necessidades da comunidade, envolvendo uma faixa mais ampla da sociedade no desenvolvimento e implementação de projetos humanitários. (extraído do código normativo do Rotary 41.030.)

Um NRDC é patrocinado por um ou mais Rotary Clubs, que atua como parceiro do NRDC em projetos comunitários. Como representantes da comunidade atendida, os membros do NRDC contribuem com entusiasmo e criatividade, e promovem a sustentabilidade dos projetos que planejam e implementam. Em outras palavras, eles oferecem soluções locais para problemas locais.

-- 3 Notícia --

Alguns NRDCs são criados para um projeto específico, enquanto outros se dedicam a sanar problemas comunitários de maior dimensão e complexidade. As metas dos NRDCs dependem das necessidades das comunidades nas quais estão inseridos, permitindo que os membros da comunidade solucionem problemas locais pessoalmente, o Rotary preconiza que o potencial de transformação de uma comunidade está em seus moradores, os quais conhecem bem os problemas locais

Como exemplos de projetos desenvolvidos pelos NRDCs, criados pelo mundo, podem ser citados os seguintes projetos: a) para reduzir o índice de crimes locais, o NRDC de Gizri, no Paquistão, organizou um campeonato de futebol para promover atividades positivas. Mais de 72 clubes de futebol participaram do evento, o que ajudou a unir os moradores e a conseguir apoio para o desenvolvimento comunitário; b) no NRDC de Handa, no Japão, trabalha com escolas locais no planejamento de aulas para jovens de todas as idades sobre situações de emergência causadas por desastres. Tais aulas são dadas desde o jardim da infância até o nível universitário, e englobam primeiros socorros, construção de banheiros portáteis e preparação de alimentos em casos de emergência; c) o NRDC de Cura, no Quênia, estabeleceu um centro para crianças (algumas delas portadoras do HIV), cujos pais morreram em decorrência da aids. Com as doações de Rotary Clubs do exterior, do Interact Club de Arya Vedic e de organizações locais, o centro consegue abrigar mais que o dobro de crianças que conseguia quando foi criado.

-- 4 Notícia --

Embora os rotarianos possam realizar os mais variados projetos, o Rotary concentra seu trabalho em sete áreas que representam necessidades humanitárias importantes e presentes em todo o mundo. Os NRDCs podem ajudar os Rotary Clubs em projetos nessas áreas, que são:

  • Consolidação da paz e prevenção de conflitos;
  • Prevenção e tratamento de doenças;
  • Água, saneamento e higiene;
  • Saúde materno-infantil;
  • Educação básica e alfabetização;
  • Desenvolvimento econômico comunitário;
  • Meio ambiente.

Em Pato Branco existe o NRDC de Pato Branco-Amizade-Alto da Glória, patrocinado pelo Rotary Club de Pato Branco-Amizade. Numa próxima edição estaremos falando sobre os projetos desenvolvidos por este NRDC, aguardem!

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.