Cotidiano

Redes Sociais para negócios – Quais as mais utilizadas?

Estamos numa altura em que a maioria da população comunica através da internet, devido à facilidade de combater a distância.

Um dos meios mais utilizados tanto por pessoas como por empresas (embora com intuitos completamente distintos) são as redes sociais.

Hoje vamos indicar-lhe quais as redes sociais mais utilizadas no mundo, de forma a poder rentabilizar as suas estratégias de marketing digital para este tipo de plataformas.

Mas primeiro, saiba o que é o marketing de redes sociais.

Marketing de redes sociais – Tudo aquilo que você precisa saber

De forma simples, é possível dizer que esta é uma forma de marketing como todas as outras que são utilizadas através dos meios digitais.

Mas com a particularidade de ser criado conteúdo individualizado (para cada uma das redes sociais) que possa facilmente ser compartilhado por pessoas de todo o mundo.

Esta estratégia, deve fazer parte da forma de comunicação de todas as empresas, uma vez que é uma forma gratuita (na grande maioria das vezes, embora possa obviamente optar por criar anúncios/conteúdos pagos) de promoção de uma marca, produtos ou serviços.

Além disso, estes canais podem ser utilizados para diversas outras ações como contacto com o cliente, vendas diretas, ou gestão de notoriedade.

É importante salientar, que o marketing de redes sociais (tal como outras estratégias relevantes de marketing), é uma aposta a médio/longo prazo.

Assim, é necessário a maturação de uma empresa nestas plataformas, para que a mesma ganhe notoriedade de forma a tornar-se relevante para os seus leitores.

É também importante frisar, que é preciso ter um ótimo planeamento estratégico, para que consiga obter retorno deste tipo de estratégia de marketing digital.

Além disso, saiba que o trabalho inerente a esta questão é bastante elevado, uma vez que terá de criar e divulgar conteúdo relevante para os seus seguidores.

Quais as redes sociais mais utilizadas no mundo

De seguida vamos indicar-lhe quais as redes sociais mais utilizadas, de modo a poder analisar e verificar a viabilidade de utilizar algumas delas como parte integrante da sua estratégia de marketing digital.

1 – Facebook

É a rede social. Quase todas as pessoas utilizam o Facebook – são mais de 2 biliões de pessoas que têm conta nesta rede social.

Se não tem uma conta criada, é melhor repensar a sua estratégia, pois é bastante fácil utiliza-la para chegar aos seus potenciais clientes.

2 – LinkedIn

É uma rede social voltada exclusivamente para o meio empresarial.

Qualquer pessoa pode criar um perfil e atualiza-lo com as informações do seu currículo (ultimo trabalho, curso tirado, média…).

A nível empresarial é ótimo para a promoção do seu trabalho e das suas habilidades, e encontra-se em fase de crescimento contando atualmente com mais 700 milhões de utilizadores em todo o mundo.

3 – Instagram

A rede social que foi recentemente adquirida pelo Facebook tem sido a que tem obtido um maior crescimento anual, conta atualmente com mais de 900 milhões de utilizadores.

Esta rede funciona através da partilha de imagens sendo ótima para promover diversos tipos de produtos (roupa, comida, mobília…).

Uma das principais vantagens é que pode utilizar hashtags que ajudem a tornar o seu negócio ainda mais rentável.

4 – Google Plus

A rede social do Google é também uma boa aposta, pois é possível interligar-se a todos os seus contactos de email, criando grupos de pessoas a seguir e podendo também partilhar qualquer tipo de informação.

Embora não tenha nem de perto nem de longe o mesmo número de utilizadores das outras redes sociais é um bom local para alavancar o seu negócio (por exemplo se quer o nome da sua empresa no Google Maps tem de criar uma conta Google My Business).

5 – Pinterest

Esta rede social conta com mais de 200 milhões de utilizadores dos quais 500 mil são brasileiros.

É um ótimo local para apresentar a sua empresa de forma mais visual, utilizando infográficos, tabelas e até mesmo para explicar como fazer determinada coisa. A imaginação é o limite quando utiliza o Pinterest.

6 – Twitter

Embora não seja a rede social com um maior número de utilizadores no Brasil, é ótima para promover a sua empresa em 160 caracteres.

Por exemplo se publicar algum artigo, pode colocar lá e indicar aos seus seguidores o link e o tema para que eles tenham conhecimento.

Esperamos que esta lista de redes sociais o ajudem a melhorar a sua estratégia de marketing digital.

No entanto é importante que nem todas as redes sociais são adequadas para todos os tipos de negócio, por esse motivo deve fazer antes um estudo e confirmar se é ou não rentável investir em algumas delas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima