Cotidiano

Troca de mensagens instantâneas é um dos principais usos do celular entre brasileiros

O celular já se tornou acessório “obrigatório” entre os brasileiros. Os mais recentes dados do painel ComTech da Kantar Worldpanel mostram que 94% dos brasileiros possuem um celular, e que ele já atingiu praticamente toda a população do país, abrangendo todos os níveis socioeconômicos e faixas etárias.

A troca de mensagens instantâneas é um dos principais usos dos aparelhos móveis: 83,3% dos lares monitorados disseram usar aplicativos de mensagens instantâneas, uma alta de 9,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Também houve aumento considerável entre os lares que declararam usar os celulares para assistir vídeos online (55% em 2016, aumento de 25pp) e para realizar vídeo chamadas (30,4% em 2016, aumento de 6,9pp). O uso do email, tanto para se comunicar quanto para se informar, e a necessidade do GPS dos celulares para navegação, foram outros usos em destaque.

MAIOR INVESTIMENTO

Mais do que fazer chamadas, o smartphone hoje é um canivete suíço para o brasileiro, com diversas utilidades. Ainda que a faixa até R$ 1 mil seja a mais popular – representando 72,2% dos smartphones vendidos no último ano – é notável o interesse do público por aparelhos mais premium, com custo acima dos R$ 1 mil. Talvez por executar muitas funções no cotidiano do usuário, os smartphones estejam merecendo um maior investimento, na visão do comprador.

O aumento da presença de smartphones entre os consumidores também é positivo para as pesquisas. Hoje, é possível entender de forma muito mais profunda os hábitos dos compradores ao analisar seus comportamentos em dispositivos móveis.

“As pesquisas de mercado precisam acontecer onde o consumidor está, e esse lugar hoje são os dispositivos móveis, como celulares ou smartphones”, destaca Guy Rolfe, líder de práticas em dispositivos móveis na Kantar.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima