Nem os livros mais romantizam a maternidade

Cada vez mais a literatura mostra que nem tudo na maternidade são mil maravilhas

-- 2 Notícia --

O universo da maternidade é sem dúvidas um prato cheio para autores, e editoras, sem falar em artigos e relatos que cada vez mais são propagados pelas redes sociais.

A vastidão de títulos que tratam do assunto vai desde os cuidados com a gestação, como agir com os filhos, motivacionais e claro aqueles que fazem questão de enaltecer a força e a dedicação das mães.

-- 3 Notícia --

Mas, mais do que nunca nos últimos tempos um novo modelo de tratar a maternidade vem se firmando no meio literário, e isso implica dizer que o maternar não estão mais tão romantizado.

A pedido do Diário do Sudoeste, Elaine Maria Pacheco Oceano Papelaria e Livraria criou uma lista de cinco obras que combatem as ideias ultrapassadas e românicas a respeito da maternidade. São títulos que mostram a realidade vivenciadas por mães ao longo de gerações e muitas vezes ignoradas.

-- 4 Notícia --

Agora que sou mãe

Ter filhos, sem sombra de dúvidas, foi a melhor coisa que me aconteceu na vida. As crianças me inspiram e me motivam a ser a cada dia uma pessoa melhor. Flavia Calina, médica, engenheira, professora, arquiteta, advogada, cantora e até astronauta: não importa o quão mirabolante nossa escolha possa parecer, já na infância, costumamos fantasiar sobre o que queremos ser quando crescer.

Para Flavia Calina, professora e comunicadora com mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais, sempre que faziam esta pergunta ela tentava encontrar respostas em meio a tantas possibilidades. No entanto, só conseguia responder que queria ser mãe mais do que isso, que seria mãe.

A descoberta da infertilidade, a luta para engravidar e os desafios e aprendizados da gravidez são abordados neste livro inspirador que é, antes de tudo, um relato real, sincero e emocionante sobre a maternidade. Infertilidade, preparação psicológica para ter um bebê, exercício das boas escolhas, mudanças no corpo: como lidar?, alimentação, vida social, atividades físicas, trabalho e gestação, relação conjugal na gravidez, escolha do nome, plano de parto e os preparativos, a recuperação pós-parto, integrando o bebê à casa, cuidados com o neném, primeiro banho, rotina familiar, o papel da mãe e do pai, valores para crianças, filhos de pais separados, rituais e rotina de relaxamento, criação de hábitos, introdução de novos alimentos, a última amamentação.

Mãe, me ensina a conversar

Quando Ricardo era um bebê seus pais se encantavam com a criança tranquila que passava horas sentado na mesma posição, brincando com um objeto sem interessar-se por outros. Só quando o menino vai para o jardim-de-infância é que os pais são alertados pela professora de que o filho apresenta sinais de autismo.

A luta desta família para integrar Ricardo a uma sociedade que geralmente exclui os “diferentes” é mostrada em Mãe, me ensina a conversar, escrito por Dalva Tabachi, a mãe do jovem autista e de outros três rapazes. Uma disfunção neurológica de causas ainda não conhecidas, o autismo só passou a ser registrado a partir de 1911.

Mais do que um emocionante relato sobre a experiência da família para adaptar Ricardo ao mundo e enumerar os progressos que o rapaz alcançou, Dalva Tabachi alerta para a necessidade de não esconder as chamadas “pessoas especiais” e enfrentar “olhando de frente” a discriminação, a incompreensão e o preconceito.

Para a autora, quem tenta proteger o filho especial e o retira do convívio social pode estar querendo ocultar que produziu alguém que foge aos padrões idealizados pela sociedade.

Médicos, psicólogos, professores de música e outros profissionais da equipe que acompanhou Ricardo desde criança também contam, no livro, a evolução do tratamento do rapaz, que, hoje, aos 25 anos, trabalha na empresa da mãe, aprendeu a ler e a escrever, faz parte da equipe Máster de natação do Flamengo e demonstra interesse em noticiário.


Maternidade sem culpa

Existem inúmeros aspectos da vida materna sobre os quais pouco se discute, principalmente no que diz respeito às mudanças que chegarão com a linda jornada de se tornar uma mãe.

Muitas mulheres possuem o desejo de seguir esse caminho, mas, durante o processo, passam a se sentir um pouco desnorteadas e até desmotivadas ao se depararem com os desafios. Por isso, é essencial ressaltar que cada uma tem experiências e bagagens únicas. Deus usa essas particularidades para nos tratar em diversas áreas, ensinando-nos diariamente a amar e cuidar do que Ele confiou a nós. 

Visando proporcionar compreensão bíblica e acolher mulheres que sentem o chamado para serem mães, Maternidade sem culpamostrará formas de exercer esse papel com leveza e aceitação. Quer você tenha filhos ou não, este é um convite para que você enxergue e viva cada uma das etapas maternais pela perspectiva de Deus.

Nas páginas dicas práticas, orações, reflexões e experiências de autoras que, assim como você, aceitaram esse lindo propósito do Pai e vivem em aprendizado constante. Por meio das palavras delas, você será impulsionada a ser uma mãe ainda melhor e livre no amor de Deus. Você está preparada para descobrir a maternidade sob um novo olhar?

Histórias da Maternidade

Das noites insônias de amamentação aos momentos inesquecíveis com seu bebê recém-nascido, conheça as 101 melhores histórias motivacionais e de bem-estar emocional da biblioteca do Canja de galinha para a alma que celebram mães e a maternidade.

Com livros clássicos de autoajuda, a série Canja de galinha para a alma continua a tocar os corações de pessoas do mundo inteiro. Neste volume, estão reunidas 101 histórias emocionantes sobre as mães, avós, madrastas e mães honorárias de nossas vidas e sobre as coisas maravilhosas que só elas fazem. Afinal, ser mãe pode ser o trabalho mais difícil do mundo, mas é também o mais recompensador.

Com narrativas de aquecer o coração e repletas de gratidão, inspiração e mensagens felizes, este livro traduz o amor que por vezes esquecemos de expressar para as pessoas mais importantes da nossa vida. Um presente perfeito não só para o Dia das Mães, mas para o ano todo.

Maternidade Presente ou Fardo?

Encontrado alegria e propósito em meio aos desafios diário.

Muitas mulheres, diante do desafio inicial da maternidade, têm sentimentos contraditórios: amam a nova fase de sua vida, mas se veem emaranhadas em dúvidas e conflitos. O que é preciso para ser uma boa mãe? É necessário abrir mão de outros sonhos e planos? É normal sentir-se desencorajada diante da nova rotina?

Em “Maternidade: presente ou fardo? – Encontrando alegria e propósito em meio aos desafios diários”, Tathiana Schulze responde a esses questionamentos de forma honesta e bíblica. Repleto de exemplos da vivência da autora como mãe, jornalista e membro do ministério infantil de sua igreja, este livro trará às mamães bons e práticos conselhos, além de palavras de encorajamento.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta