Associação estimula o esporte feminino em Chopinzinho

Um grupo de professores e outros profissionais entusiastas do esporte fundou no ano passado em Chopinzinho uma associação para estimular a prática de modalidades esportivas por mulheres. A Associação Chopinzinhense de Esporte Feminino (ACEF) é uma entidade que mantém equipes em modalidades como futsal, vôlei de praia, futvôlei e corrida de rua.

De acordo com Terezinha Maria Fortuna Mattje, Presidente da ACEF, além de promover o protagonismo feminino nos esportes, a associação também tem como objetivo a promoção da cidadania.

A modalidade com mais equipes articuladas até o momento é o futsal, que  conta com as modalidades infantil, sub 13, sub 15, sub 17 e adulta. A equipe adulta está disputando o Campeonato Paranaense – Série Prata. Segundo Terezinha, as equipes juvenis também devem participar de competições a partir do segundo semestre.

As equipes de outras modalidades devem ser inseridas em competições regionais e estaduais assim que os calendários forem normalizados. Muitas competições não estão sendo realizadas por conta da pandemia de Covid-19.

A presidente explica que por conta da pandemia, os treinamentos começaram a ser realizadas em 2021. No ano passado, a diretoria se dedicou a outras ações, como a busca de formas de financiamento. A ACEF já conta com a subvenção social do Município de Chopinzinho, e está pleiteando o reconhecimento estadual.

Articulação

Segundo Terezinha, a organização conta com o trabalho de profissionais de diferentes áreas, como direito, nutrição, psicologia e fisioterapia, além de contar com o apoio do Poder Público Municipal, por meio do
Departamento de Esportes, do patrocínio master do Sicredi, além de outros patrocinadores e apoiadores. Há também uma parceria com o Colégio Estadual José Armin Matte, onde as equipes de futsal realizam seus treinos e jogos.

A presidente também atribuiu o sucesso da iniciativa ao apoio da comunidade local, dos pais das atletas, das próprias atletas, e ao trabalho da diretoria da associação e suas comissões técnicas.

Na modalidade de futsal atuam os professores: Geovani Mello de Lima;
Henrique Matheus do Amaral; Rosani Aparecida Turmina e Diogo Fornari de Lara; No vôlei de praia e futvôlei atua o professor Odarlan Basso, e nas corridas o professor Geovani Mello de Lima.

Terezinha conta que a associação está sendo procurada por atletas de outras cidades, e que algumas atletas que iniciaram na associação já estão trabalhando no exterior.

Ela explica que as interessadas em participar de alguma das modalidades mantidas pela associação devem realizar sua inscrição gratuitamente na sede do Departamento de Esportes do Município de Chopinzinho.

você pode gostar também
Deixe uma resposta