Conmebol confirma 2º jogo da Recopa Sul-Americana no Mané Garrincha, em Brasília

Horas depois de o Palmeiras indicar à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que pretendia mandar o segundo jogo da Recopa Sul-Americana no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 14 de abril, a entidade confirmou nesta terça-feira em suas redes sociais a realização da partida na capital do Brasil. O cenário de indefinição no Estado de São Paulo sobre a realização de atividades esportivas coletivas e a necessidade de cumprir um prazo para escolher o local da partida levaram o clube pedir que o duelo contra o Defensa y Justicia, da Argentina, seja no Distrito Federal.

A Conmebol exige que os times indiquem o estádio da partida com 15 dias de antecedência. Diante do cenário de São Paulo estar na fase emergencial de combate à covid-19, o Palmeiras indicou Brasília. A cidade foi a escolhida por uma questão logística, já que poucos dias antes de enfrentar o Defensa y Justicia, a delegação já precisa estar na capital federal para enfrentar o Flamengo, pela Supercopa do Brasil. Por decisão do governo paulista, o Estado não pode receber jogos de futebol até o dia 11 de abril.

O calendário do Palmeiras prevê um jogo do time contra o Defensa y Justicia no dia 7, na Argentina, pela ida da Recopa Sul-Americana. No dia 11 será a vez de encarar o Flamengo, em Brasília. Logo depois, está marcado para o dia 14 o compromisso diante do time argentino. Nesse contexto, o clube avaliou que a melhor solução seria continuar na capital federal por uma questão logística.

A permanência em Brasília facilita ao Palmeiras em diminuir o desgaste e se fixar em um mesmo local, sem a necessidade de trocar de local de treino ou de hospedagem. A equipe tem treinado normalmente na Academia de Futebol, em São Paulo, enquanto aguarda principalmente a definição sobre o que será feito com o calendário do Campeonato Paulista. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os jogos da competição estão suspensos.

As decisões marcadas em Brasília são as primeiras chances de título para o Palmeiras na temporada 2021. Por ter sido campeão da Copa Libertadores, a equipe tem o direito de enfrentar o Defensa y Justicia, que foi o campeão da Copa Sul-Americana. Como o clube alviverde foi o campeão da Copa do Brasil, encara o Flamengo, vencedor da última edição do Campeonato Brasileiro.