Dia do Ciclista: modalidade ganha cada vez mais adeptos na região

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Ciclista. A modalidade vem ganhando vários adeptos na região nos últimos anos, fato confirmado pelo aumento no número de competições e coletivos de praticantes do esporte.

Paulo Fergutz, presidente do Quebra Freio Bike Clube, um dos grupos de ciclistas de Pato Branco, atribuiu o sucesso da modalidade a vários fatores. Um deles é a sua diversidade. Segundo ele, o ciclismo pode ser praticado com vários objetivos, como meio de transporte, para o lazer e a competição em várias categorias, como cicloturismo, provas de longa distância e de velocidade, por exemplo. “Além de você poder praticar em grupo, conhecer novos lugares. Então existem vários fatores que vão agregando e estimulando as pessoas a cada vez mais praticar, cada vez mais se desafiar, fazer percursos maiores, conhecer novos lugares”, afirma.

A força do movimento regional motivou inclusive atletas que hoje competem em nível profissional. Fergutz diz ainda que as consequências da pandemia de covid-19 também alavancaram a prática de esportes ao ar livre e de contato com a natureza.

O Quebra Freio surgiu como grupo de ciclismo em 2013, e em 2016 se tornou associação. Em 2019 o clube foi considerado de utilidade pública.

“Então a gente tem esse compromisso de promover os benefícios da bicicleta, como retorno esportivo e social”, explica o presidente.

O grupo participa de várias iniciativas como a organização de provas e eventos, além da participação em atividades realizadas em outros municípios.

Hoje, o grupo conta com cerca de 300 participantes ativos, e cerca de 2 mil pessoas indiretamente, por meio de seus eventos. O Quebra Freio também oferece suporte para outros grupos da região, desde ações esportivas até sociais.

Estrutura

Apesar da evidência da modalidade, Fergutz analisa que a região ainda carece de boa estrutura e conscientização para a prática do ciclismo e o respeito aos ciclistas. “Sabemos que é algo cultural, que não muda do dia para a noite. Em países da Europa, por exemplo, a cultura da bicicleta existia antes da do carro, então eles dão a preferência e a estrutura para a bike. Nós procuramos trabalhar com esse incentivo, achando algumas formas, através da gestão pública, para melhorar essa parte da convivência e da estrutura”, comenta.

Desafio

No dia 11 de setembro será realizado o Desafio Pato Branco, que deve contar com a presença de atletas de várias regiões do Brasil. Haverá disputas em diferentes categorias com premiações em dinheiro. “Será uma estrutura grandiosa para receber em torno de 700 atletas, e mais 300 crianças”, adianta.

você pode gostar também
Deixe uma resposta