Final em Baku pode ser indício sobre as corridas de qualificação, diz Ross Brawn

Principal alteração no formato das provas da Fórmula 1 para esta temporada, as corridas classificatórias para a definição do grid de largada estreiam já no GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone, no dia 18 de julho. E se ainda restam dúvidas do quanto a mudança pode agregar na competitividade, para o diretor esportivo da categoria, Ross Brawn, a emoção das últimas voltas do GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku, no último domingo, mostra que a novidade está no caminho certo.

-- 2 Notícia --

A corrida não estava exatamente empolgante, até que uma forte batida do canadense Lance Stroll, da Aston Martin, na reta, vítima de um pneu estourado, trouxe o safety car à pista e as coisas começaram a ficar um pouco mais agitadas. Mais tarde, quase no fim da prova, foi o líder da prova, o holandês Max Verstappen, que acabou na parede também graças a um problema em um pneu de sua Red Bull. A bandeira vermelha subsequente e a largada parada faltando três voltas trouxeram a emoção de volta.

-- 3 Notícia --

“Fiquei animado ao ouvir uma série de comentaristas dizer que precisamos de mais 10 voltas da ação que vimos nas últimas duas voltas do GP do Azerbaijão porque é um bom aquecimento para as corridas de qualificação”, disse Brawn em declarações ao site oficial da Fórmula 1.

-- 4 Notícia --

“Essas corridas de qualificação serão mais longas, com cerca de 17 a 20 voltas, mas é bem possível que tenhamos as mesmas disputas emocionantes porque os pilotos não terão que se preocupar em economizar pneus”, complementou o diretor britânico.

As corridas classificatórias foram propostas pela Fórmula 1 como uma forma de tornar os fins de semana mais atrativos como um todo. O resultado da prova vai definir as posições de largada para a corrida do domingo, computando o vencedor nas estatísticas das pole positions. Além do GP da Inglaterra, também estão previstos outras duas provas com esse formato em locais a serem definidos.

A novidade, porém, não quer tirar o destaque da corrida principal, no domingo. Por isso será realizada apenas em algumas etapas do calendário. Com trajeto de 100km e duração de 30 minutos, os três primeiros colocados na disputa receberão de três a um ponto, progressivamente. Além disso, as paradas não serão obrigatórias.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.