Londrina é o campeão paranaense de 2021

A equipe do Londrina venceu o FC Cascavel nos pênaltis, por 6 a 5, após empate em 1 a 1 no tempo normal, conquistando o título do Campeonato Paranaense 2021. O jogo foi disputado na tarde de quarta-feira (13), no Estádio Olímpico, em Cascavel.

O primeiro confronto da final, disputado no Estádio do Café, em Londrina, terminou empatado em 1 a 1. Quem vencesse na quarta-feira, em Cascavel, ficava com o título. O time da casa, comandado por Tcheco, abriu vantagem no primeiro tempo com um golaço de Willian Gomes, no ângulo, em cobrança de falta.

No segundo tempo, o Londrina precisada pelo menos buscar o empate para levar a decisão para os pênaltis. O FC Cascavel se defendia bem e procurava surpreender nos contra-ataques. No entanto, Celsinho entrou bem no Tubarão e aos 26 minutos deu um passe para Salatiel, que finalizou e o goleiro Ricardo defendeu parcialmente. No rebote, Victor Daniel fez o gol de empate. Ele já havia feito o gol do Londrina no primeiro jogo. Nos pênaltis, Wilian Simões e Carlinhos perderam para o time da casa, enquanto Salatiel desperdiçou a sua cobrança pelo Londrina. No final, 6 a 5 para o Tubarão e a quinta taça do Paranaense garantida. O Londrina já havia vencido a competição nos anos de 1962, 1981, 1992 e 2014.

Na campanha do título, o Londrina chegou à segunda fase após conquistar 16 pontos em 11 jogos e terminar na quinta colocação. Foram três vitórias, sete empates e uma derrota. Nas quartas de final, o Tubarão enfrentou o Cianorte e no primeiro jogo, em casa, as equipes empataram em 1 a 1. No segundo jogo, o Londrina venceu por 3 a 0 fora de casa e avançou na competição. Na semifinal, a equipe enfrentou o Operário. No primeiro jogo, em casa, o Tubarão venceu por 1 a 0, enquanto na segunda partida, em Ponta Grossa as equipes, empataram em 1 a 1, o que garantiu o Londrina na decisão.

A premiação foi entregue ao campeão e vice-campeão pelo presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, e o vice-presidente José Luiz dos Santos. Neste ano, o troféu de Campeão Paranaense levou o nome de José Alvacir Guimarães, que era presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) e faleceu, em abril, devido a complicações da Covid-19.