Pato Futsal se classifica para a etapa mundial da Copa Mundo de Futsal sub-21

Destaque do Pato, Dudu entrou para a seleção da competição que foi realizada em Dourados (MS)

Terceiro colocado na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal Sub-21, a garotada do Pato Futsal já escreveu seu nome na história do clube ao conseguir a classificação para a primeira competição internacional, levando em conta todas as categorias.

O feito foi obtido em Dourados (MS), onde a base do Pato que no domingo (1º) empatou no tempo normal em 3 a 3, com a ACBF, venceu nos pênaltis, por 4 a 3, com o goleiro Allyson realizando duas defesas.

Além do Pato Futsal, Joinville e Corinthians também avançam para fase mundial. A competição terá a participação de 12 equipes — incluindo Barcelona e Palma (Espanha), Boca Juniors e River Plate (Argentina), Peñarol (Uruguai), Atlas (Colômbia) —, e a ainda esta semana devem ser divulgados os grupos e as tabelas de jogos.

A equipe que chegou no sudoeste do Paraná, na madrugada da segunda-feira (2), volta aos treinamentos ainda nesta semana, focando nas disputas da fase mundial que estão previstas de 10 a 15 de maio em Paranaguá.

Mas, foi somente no início da tarde da segunda, que Mika (Mikael da Silva Fernandes – ala/fixo) ficou sabendo que foi considerado uma das revelações da competição e Dudu (Luciano Pereira da Costa – ala direito), que estavam na seleção da etapa nacional.

Pedro Garcia, técnico do Pato Futsal Sub-21 destaca que o projeto da base foi iniciado em 2020, contudo, foi interrompido devido a pandemia e retomado este ano.

Também atuando na equipe adulta do Pato, Pedro afirma que teve a oportunidade de conhecer alguns dos jogadores que hoje fazem parte do elenco por ele comandado.

Com relação ao trabalho para a competição em Dourados, ele comenta que o início dos treinamentos foram em 7 de fevereiro. “É muito recente”, afirma, dando ainda mais importância a classificação conquistada pelos jogadores.

Falando que o objetivo foi de atingir o melhor desempenho possível, Pedro revela que a intenção foi de competir em pé de igualdade com equipes que já atuam com equipes de base, como Corinthians, Joinville, Magnus e ACBF, por um bom tempo.

O treinador pontua que a comemoração e emoção demonstrada na classificação para as quartas de final da competição, quando o Pato eliminou o Magnus, transpareceu a dedicação dos jogadores e a entrega para o projeto. “Foi um brigando pelo outro, sabemos das dificuldades. E conseguimos este grande objetivo que é deixar o Pato entre as três melhores equipes do Brasil.”

Para o ala/fixo Mika a competição reuniu equipes de alto nível. “Chegamos e tivemos uma derrota dura, — o Pato perdeu na estreia para o Joinville de 5 a 1—, mas a equipe cresceu já no jogo seguinte”, recordou o jogador que se disse feliz por ter sido observado como uma das revelações da competição.

Compondo a seleção da etapa brasileira da Copa Mundo do Futsal, como melhor ala direito Dudu também destacou o alto nível da competição. “Tinha muitos times e jogadores bons.”

O projeto das categorias de base do Pato Futsal faz parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, com o apoio do Governo do Estado do Paraná, da Prefeitura de Pato Branco, da TIM e da Copel.

Dudu entrou para a seleção da competição como melhor ala direito

Etapa mundial

Pelo regulamento da etapa mundial, as equipes podem inscrever três jogadores nascidos em 2000 e dois em 1999, mas a ideia segundo o treinador é seguir trabalhando com o elenco que garantiu a classificação. “Devemos dar uma reforçada, mas é essa molecada que conquistou a vaga e merecem muito estar participando”. Para o treinador um eventual jogador que entre na equipe será para acrescentar e não para tirar qualquer um dos atletas que esteve no Mato Grosso do Sul.

Dentro do elenco adulto do Pato, um jogador que pode fazer parte da disputa mundial é o pivô Dedezinho, por se enquadrar no regulamento da competição.

Equipe adulta

Pedro também não descarta a presença de alguns jogadores do Sub-21 atuando na equipe adulta e destacou a proximidade de Sérgio Lacerda com o trabalho da base. “Acredito sim, que eles têm condições de serem aproveitados em algum momento na equipe principal.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta