26º Fepart deve reunir mais de 4.000 participantes

Membros de 32 CTGs se apresentarão nesse evento, que ocorrerá no Parque de Exposições de Pato Branco

A partir da próxima sexta-feira (4), os amantes do tradicionalismo gaúcho poderão conferir, no Parque de Exposições de Pato Branco, a 26ª edição do Fepart (Festival Paranaense de Arte e Tradição).

Coordenado pelo MTG/PR (Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná) e organizado no município pelo CTG Carreteando a Saudade, o evento terá uma intensa programação, com competições envolvendo cerca de 4.000 participantes, de 32 CTGs do estado.

Eva Marchesi
Ao todo serão dez manifestações culturais em disputa

De acordo com Flávio Krassota, coordenador geral do Fepart em Pato Branco, ao todo serão dez manifestações culturais em disputa: Danças Tradicionais Gaúchas (Força A e Força B); Danças de Salão; Declamação; Interprete Solista Vocal; Chula; Conjunto Instrumental; Gaita Piano; Gaita de Botão; Violão; e Causo Gauchesco. Todas elas divididas nas categorias pré-mirim (com crianças menores de oito anos), até xiru (participantes acima de 50).

Ele conta que esse evento será o encerramento da edição, composta por cinco classificatórias, que ocorreram durante o ano nas cidades de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pontal do Paraná e Irati.

As melhores invernadas de danças e individuais se classificaram para a grande final, que ocorrerá durante os três dias de festival. Cada CTG que quisesse disputar as vagas deveria participar em pelo menos três circuitos, explicou Krassota.

Segundo o coordenador, essa é terceira vez que Pato Branco sedia o Fepart. A última vez foi em 2012, quando o Carreteando a Saudade reativou as suas invernadas artísticas. O município foi escolhido para esse ano, pois se propôs a sediar. A princípio seria no ano passado, mas como Foz do Iguaçu também se candidatou, transferimos para esse ano, disse.

Patrocínio

Além do MTG/PR e do CTG Carreteando a Saudade, o Fepart também conta com parceiros. Krassota falou que alguns empresários e a prefeitura já estão apoiando. Entretanto, o grupo está receptivo para mais patrocinadores.

Precisamos que outras mais nos auxiliem, uma vez que o custo para a realização do evento é altíssimo, em torno de R$ 80 mil. Assim, quem gostar do tradicionalismo, tiver interesse em patrocinar e ter o seu nome associado a um grande evento, podem entrar em contato conosco, destacou.

Apresentações

Quanto às disputas, o coordenador conta que elas iniciarão no sábado (5), a partir das 8h30, e se estenderão durante o dia todo. No domingo (6), as finais devem ocorrer por volta das 20h.

Na sexta-feira (4) teremos as passagens de palco e a abertura oficial, às 21h. Mas a população é convidada para acompanhar mesmo no sábado, com entrada franca, em que todos terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, as coreografias que são feitas com base na cultura gaúcha. Certamente um momento muito bonito e emocionante, que reunirá famílias de todo o estado, garantiu.

Os participantes, ao final do evento, receberão troféus. Ao todo serão 246 troféus, mais o de campeão geral. Aqueles que conquistarem os primeiros lugares, além dessa premiação terão suas vagas asseguradas para o Festival Nacional, que ocorrerá daqui dois anos, em local a ser definido.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima