Advogada de Harper Lee sugere existência de terceiro livro da autora

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Responsável por encontrar os manuscritos de “Go Set a Watchman”, livro inédito de Harper Lee que chega às livrarias norte-americanas nesta terça (14), a advogada da escritora, Tonja Carter, relatou pela primeira vez como foi a descoberta – e sugeriu que um terceiro romance pode estar escondido na casa da autora.
Ela publicou no “Wall Street Journal”, no domingo (12), o artigo “How I Found the Harper Lee Manuscript”. No texto, ela dá sua versão, “como pessoa de confiança, advogada e amiga de Nelle [como chama Lee]”, a fim de “esclarecer qualquer informação” e “prover um contexto histórico para os interessados em saber como o livro foi encontrado”.
Carter relembra um encontro, em 2011, com Sam Pinkus, ex-agente literário de Lee, e Justin Caldwell, da casa de leilões Sotheby’s, para avaliar o acervo da escritora.
“O depósito continha diversos itens, incluindo uma caixa de papelão antiga e um envelope, pesado e parcialmente aberto, mas bem apertado,enviado pela Lippincott, a editora original de ‘O Sol É para Todos’, para Alice Lee e postado em 3 de janeiro de 1961.”
A caixa, conta Carter, continha “centenas de páginas datilografadas de um original”, que aparentavam ser um dos capítulos finais de “O Sol É para Todos”.
Os papéis passaram batidos segundo o texto, até agosto de 2014, quando a advogada conversava com amigos e parentes de Lee e eles aventaram a existência do novo romance. Ela então voltou ao depósito e encontrou “Go Set A Watchman”.
Ela ainda abordou o consentimento da escritora de 88 anos, colocado em dúvida por seu biógrafo, Charles Shields. Todo o contrato, segundo ele, foi mediado pela advogada.
“Lee não está em condições de dar um consentimento para a publicação de nada”, afirmou ele à reportagem, em fevereiro. Segundo Shields, a escritora conhecia o paradeiro desse rascunho e expressara diversas vezes que não o queria publicado.
“Procurei Nelle. Disse: ‘Quando estava no depósito, encontrei algo’. Ela disse, ‘O quê?’. Respondi, ‘É um manuscrito de um romance, chamado ‘Go Set a Watchman.’ Ela falou: ‘É ‘Go Set a Watchman'”, escreveu Carter.
Ela ainda sugeriu que o manuscrito de um terceiro livro de Harper Lee pode estar escondido no depósito da casa da autora, no Alabama.
“Era um rascunho inicial de ‘Watchman’, ou de ‘O Sol É para Todos’, ou mesmo, como cartas indicam, um terceiro livro entre os dois? Não sei. Especialistas estão convidados a examinar “, disse.
A edição em inglês do romance estará disponível na Amazon para leitores brasileiros também nesta terça (14), em versão digital.
A versão em português, pela José Olympio, com tradução de Beatriz Horte, deve demorar algumas semanas. Ainda não tem título definido – tirado do livro de Isaías na Bíblia, ele significa “vai, põe uma sentinela”. Desde maio, a editora vendeu 15 mil cópias de “O Sol É para Todos”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima