Atleta supera virose e conquista bronze no levantamento de peso

Divulgação COB

“Que seja feita a vontade de Deus”. Essa é o lema de Jaqueline Ferreira, representante brasileira na disputa da categoria até 75kg no levantamento de peso dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Na terça-feira (14), a carioca contou mais uma vez com a fé e sua grande força para conquistar a medalha de bronze no Oshawa Sports Center. Jaqueline levantou 230kg entre os movimentos de arranco e arremesso, superando uma forte virose. A colombiana Cuesta Valoyes conquistou a medalha de ouro, com 247kg. A prata foi para a chilena Fernanda Valdes, com 231kg.

Essa foi a segunda medalha brasileira no levantamento de peso em Toronto. Na segunda-feira, dia 13, Bruna Piloto levantou mais de 200kg para conquistar a medalha de bronze da categoria até 63kg. Essas foram as primeiras medalhas conquistadas por levantadoras brasileiras em Jogos Pan-americanos.

“A palavra de Deus nunca falha. Ele me disse para não desistir mesmo quando os médicos diziam que eu não poderia mais competir”, disse Jaqueline, referindo-se a uma lesão nos ligamentos do punho direito, no ano passado. “Esse é o resultado de um trabalho muito intenso, após um tratamento muito rígido. A luz divina não me permitiu desistir”, disse a carioca de Duque de Caxias.

Jaqueline foi oitava colocada nos Jogos Olímpicos Londres 2012, em sua primeira participação olímpica. A carioca de 28 anos foi prata nos Jogos Sul-americanos Lima 2010. Seu maior objetivo agora é disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 e tentar melhorar o desempenho de Londres.

“Estamos tendo um bom resultado aqui em Toronto. Esse é o primeiro passo para que a gente atinja o patamar que merece. Ainda tenho um longo caminho para me classificar para os Jogos do Rio. Mas vou percorre-lo com confiança a partir de agora”, disse Jaqueline, que disputará o Mundial da modalidade, nos Estados Unidos, em novembro.

Treinando Jaqueline desde 2003, o romeno Dragos Stanica comemorou sua primeira medalha pan-americana.

“Ela é muito forte mentalmente, teimosa, séria em seus compromissos. Mesmo muito gripada, ela conquistou essa medalha para o Brasil. Se ela não estivesse gripada pegaria a prata certamente”, apostou Dragos, bastante emocionado.

Prova

A competição de levantamento de peso consiste em duas disputas de movimentos distintos. A primeira parte da prova é o arranco – movimento único, onde o atleta levanta o peso desde o tablado até a completa extensão do braço acima da cabeça. A segunda é o arremesso – levantamento em dois movimentos: do tablado até o peito, e depois até a completa extensão dos braços. A soma dos maiores pesos levantados nos dois movimentos determina o vencedor.

Logo em sua primeira tentativa no arranco, Jaqueline levantou 102kg. Em seguida, subiu 3kg para levantar 105kg. Jaqueline falhou ao tentar os 107kg, terminando a primeira parte da disputa atrás apenas da colombiana Valoyes Cuesta, que levantou 112kg. No arremesso, Jaqueline iniciou levantando 125kg. Depois tentou 128kg e 129kg, sem sucesso. Os dois movimentos garantiram sua primeira medalha pan-americana, mesmo competindo após se recuperar de uma virose.

“Estava com muita dor de garganta, o que me enfraqueceu. Tive dificuldade de respirar na segunda parte da prova”, disse a atleta.

Masculino

O mineiro Marco Machado, de 23 anos, ficou em sexto lugar na disputa da categoria até 94kg nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Somando 347kg nas melhores tentativas no arranco e no arremesso, também no Oshawa Sports Center. O americano James Farris (366kg) levou o ouro, seu compatriota Norik Vardanian (362kg) a prata e o cubano Javier Vanega (361kg) a medalha de bronze.

Marco conseguiu levantar 160kg em sua segunda tentativa no arranco. O mineiro ainda tentou os 165kg, mas sem sucesso. Ao final da primeira fase, Marco estava em terceiro lugar entre os 11 levantadores. No arremesso, Marco levantou 182kg em sua primeira tentativa e 187kg na segunda. Mas falhou em tentar os 193kg. Marco Machado foi prata nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014.

Em Guadalajara 2011 o Brasil conquistou apenas o ouro com Fernando Saraiva. Antes disso, o país vivia um jejum de 16 anos sem medalha na modalidade.

As competições do levantamento de peso, com representantes brasileiros ocorrem ainda nesta quarta-feira, 15, também no Oshawa Sports Center. A primeira participação do levantamento de peso em Jogos Olímpicos foi em Atenas 1896. As mulheres passaram a competir em Sidney 2000.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima