Atletas do Pato Bars se destacam em campeonato paranaense de Calistenia

Grupo participa pela primeira vez de competições e conquista a segunda colocação em três categorias

Uma turma apaixonada por atividade física vem divulgando a calistenia em Pato Branco. Aos poucos, a prática esportiva ganhou adeptos e um grupo foi criado para promover a chamada nova era fitness. O Pato Bars difundiu o esporte, que coloca o corpo como protagonista, pois é através do próprio peso que o exercício é desenvolvido.

Diário do Sudoeste

Grupo Pato Bars de Pato Branco conquistou medalhas no Campeonato Paranaense de Calistenia

Aliás, não só estão divulgando como conquistando prêmios em campeonatos. Foi em Cascavel, no dia 18 de julho. Os atletas pato-branquenses disputaram com outros 30 competidores de várias cidades do Paraná. Foi a estreia do grupo em campeonatos, e não poderia ser melhor, diz o professor de Educação Física e um dos fundadores do grupo, Cassius Brandelero. Foi a primeira vez que participamos e foi show. É um esporte novo que está ganhando espaço no Brasil.

Conforme Cassius, o Paraná já conta com atletas de alto nível e Pato Branco marcou seu nome no campeonato. O grupo Pato Bars conquistou o 2º lugar na categoria circuito feminino de Push Up (flexão de braço), com a atleta Mari Anhaia. Ela desempenhou 44 movimentos completos.

Já na categoria freestyle iniciantes, o destaque foi para o atleta Gustavo Zucco, que trouxe para Pato Branco a segunda colocação. No freestyle avançado, o grupo também conquistou medalha de prata, com o atleta Rafael Félix. Segundo Cassius, quase todos os competidores praticam o esporte há pouco tempo, entre três meses e dois anos. Tive o prazer de fazer parte da equipe de juízes do campeonato e foi uma experiência nova, de grande valor como professor e atleta para adquirir mais conhecimento.

Cassius aproveitou o espaço para agradecer a Prefeitura e a todos os patrocinadores e amigos do grupo Pato Bars. O apoio foi essencial para que fosse possível participar do campeonato em Cascavel.

Novidades

Para este ano, o Pato Bars já tem grande projetos a caminho. O grupo pretende trazer o primeiro encontro regional de calistenia, e ainda, para 2016, realizar o campeonato paranaense do esporte em Pato Branco.

Isso será possível graças ao comprometimento de todos, especialmente da Prefeitura e dos patrocinadores que auxiliaram na construção da estrutura de street, workout e calistenia, voltada para competições.

De acordo com Cassius, a inauguração do espaço deve acontecer durante o encontro regional, em 2015.

Nova era fitness

Conhecida como a nova era fitness, a calistenia pode ser resumida da seguinte forma: é uma prática de exercício físico em que o praticante se utiliza do peso do seu próprio corpo. Sendo assim, não é preciso nenhum investimento, a não ser força de vontade. Pode ser feita [e melhor ainda] se for ao ar livre. Basta que haja barras fixas para auxiliarem os movimentos.

Segundo Cassius, a prática representa atualmente uma nova maneira de exercícios, mas não é algo novo. Na escola, durante as aulas de Educação Física, quando o professor mandava os alunos suarem o uniforme fazendo ginástica com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos e corridas, já ensinava calistenia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima