Bailarino do American Ballet Theatre dança ‘O Quebra-Nozes’ em SP

GUSTAVO FIORATTI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tradicional na agenda de fim de ano de São Paulo, o balé “O Quebra-Nozes” da companhia Cisne Negro vai ter uma participação de fôlego em três sessões, nesta quarta (16), sexta (18) e sábado (19).

As apresentações contam com a atuação de Marcelo Gomes, bailarino amazonense que há dezoito anos dança no American Ballet Theatre e hoje assume o posto de bailarino principal do grupo.

Com seu porte atlético e o reconhecimento entre críticos de que dança tão bem quanto atua, Gomes só aparece no segundo ato da peça -fábula que, sob música de Tchaikovsky, narra a história de amizade entre uma menina e um soldado de brinquedo especialista em quebrar nozes. No enredo, ele assume o papel de um príncipe que recebe a dupla protagonista no chamado “mundo dos doces”.

Para o artista, esse é um espetáculo que “marca a vida de qualquer bailarino”. “E é incrível como atinge o público, tendo sua primeira versão há mais de cem anos”, diz. “Ainda faço ‘O Quebra-Nozes’ como se fosse a primeira vez.”

Ele não sabe em quantas montagens deste mesmo balé já dançou, mas lembra de ter feito papéis diversos, “do ratinho, do russo, do espanhol, do irmão da Clara [a protagonista]”.

Hoje com 36 anos, Gomes conta à reportagem que, com o avanço da idade, passou “a entender mais seus papéis” e que “ao mesmo tempo”, precisou redobrar cuidados com o corpo.

“Você não tem mais o corpo dos 20 anos, tem de se prevenir contra machucados, ficar forte para aguentar uma noite que dura três horas no palco”.

O artista, inclusive, já parou de fazer alguns balés do repertório clássico. “‘Don Quixote’, não faço mais, por exemplo”. Nos últimos anos, tem preferido obras contemporâneas, como as parcerias com o coreógrafo inglês Matthew Bourne, e também passou a se dedicar a uma nova possibilidade: a carreira de coreógrafo.

Para quem quiser ver o bailarino atuando no sábado, a dica é prestar atenção ao horário. Gomes participa apenas da sessão às 20h. A apresentação vespertina (das 17h) contará com Cícero Gomes, primeiro solista do Theatro Municipal do Rio.

O QUEBRA-NOZES

ONDE Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 11 5693-4000)

QUANDO qua. e qui., às 21h, sex., às 21h30, sáb., às 17h e às 20h, dom., às 15h e às 19h

QUANTO R$ 50 a R$ 110

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima