Brasileiro do levantamento de peso é pego no doping em Toronto

TORONTO, CANADÁ (FOLHAPRESS) – O atleta Patrick Mendes, que ficou em quarto lugar no levantamento de peso na categoria até 105kg, foi flagrado no exame antidoping durante os Jogos Pan Americanos de Toronto.
De acordo com notificação da Comissão Médica da Odepa (Organização Desportiva Pan Americana), foi identificado um tipo de testosterona denominada como Dehydrochloromethyltestosterone Metabolite no exame feito no atleta.
Com o resultado, Mendes teve o resultado cancelado. A medida não altera o quadro de medalhas, já que ele ficou em quarto lugar. O Brasil conquistou um ouro, uma prata e dois bronzes no levantamento de peso. Mendes tem direito a realizar um exame de contraprova.
O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) afirmou que o atleta está suspenso provisoriamente até o julgamento final.
“Lamentamos o ocorrido e aguardamos o julgamento do atleta por parte das instâncias competentes antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira em Toronto reiteram a tolerância zero com o doping no esporte”, afirmou, em nota, Roberto Nahon, chefe-médico da missão brasileira em Toronto.
Além de atleta, ele é dono de uma linha de suplemento alimentar.
OUTRO CASO
Um segundo caso de doping foi anunciado nesta quinta-feira (16). O nadador peruano Mauricio Fiol, medalha de prata nos 200 m borboleta no Pan, foi flagrado com a substância stanozolol.
Ele perdeu a prova para o brasileiro Leonardo de Deus, em disputa acirrada. Após ser comunicado, ele foi suspenso preventivamente e já não nada a final dos 100 m borboleta, para a qual havia se classificado nesta quinta.
“Hoje é um dia muito difícil para mim, porque acabo de me inteirar que dei positivo em um teste antidoping. Estou muito confuso já que sempre sou alguém que promove o jogo limpo. Me desculpo perante todo o país, meu clube, minha família, meus treinadores e meus torcedores”, escreveu em sua conta no Facebook.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima