Com derrotas de Halep e Kvitova, Romênia e República Checa empatam na Fed Cup

As favoritas decepcionaram no primeiro dia do confronto entre Romênia e República Checa, atual bicampeã, na Fed Cup. A romena Simona Halep e a checa Petra Kvitova foram superadas em suas primeiras partidas no duelo, o que causou o empate em 1 a 1 na série melhor-de-cinco partidas, válida pela primeira rodada da competição.

Halep abriu o confronto com Karolina Pliskova e foi surpreendida por uma derrota de virada. A checa venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (4/7), 6/4 e 6/2, decepcionando a torcida romena, presente na cidade de Cluj-Napoca.

O vacilo da atual número três do mundo foi compensado por mais uma vitória surpreendente no confronto. A local Monica Niculescu bateu Kvitova, dona de dois títulos em Wimbledon, por 6/3 e 6/4. A checa, que liderou sua equipe nos títulos de 2015 e 2014, sucumbiu diante das próprias falhas, ao cometer 46 erros não forçados na partida.

O duelo será desempatado na partida mais aguardada, entre Halep e Kvitova. Elas vão abrir o domingo. Na sequência, Niculescu duelará com Pliskova. Se o confronto seguir empatado, o triunfo será definido no jogo de duplas, entre Andreea Mitu/Raluca Olaru e Barbora Strycova/Denisa Allertova.

A equipe vencedora vai enfrentar Alemanha ou Suíça na semifinal. O duelo entre alemãs e suíças também está empatado, sem surpresas. Belinda Becic confirmou o favoritismo ao abrir o duelo vencendo Andrea Petkovic por 6/3 e 6/4. Na sequência, Kerber empolgou a torcida de Leipzig ao bater Timea Bacsinszky, por 6/1 e 6/3.

Neste domingo, Kerber, campeã do Aberto da Austrália e nova número dois do mundo, vai enfrentar a jovem Bencic. E Petkovic terá pela frente Bacsinszky.

Na outra ponta da chave do Grupo Mundial, França e Itália estão empatadas, enquanto a Holanda vai vencendo a Rússia por 2 a 0. Jogando em Marselha, a francesa Kristina Mladenovic inaugurou o confronto perdendo para Camila Giorgi por 1/6, 6/4 e 6/1.

O empate da França veio com o triunfo de Caroline Garcia sobre a experiente Sara Errani por 6/3 e 7/5. No domingo, os duelos de simples também vão se inverter.

No piso duro de Moscou, a ausência de Maria Sharapova nas partidas de simples está ajudando a equipe holandesa. No primeiro jogo, Kiki Bertens superou Ekaterina Makarova por 6/3 e 6/4. Em seguida, Richel Hogenkamp derrotou Svetlana Kuznetsova por 7/6 (7/4), 5/7 e 10/8.

Sharapova, que causou polêmica ao tentar se ausentar do confronto, vai jogar somente nas duplas, neste domingo. Para tanto, as russas precisarão vencer os dois jogos de simples para buscar o empate. Caso contrário, as holandesas vencerão o confronto e a partida de duplas deverá ser dispensada.

A principal tenista russa tentou desistir da Fed Cup alegando desgaste físico – ela se recuperou de uma lesão no antebraço esquerdo nos últimos dias. No entanto, recebeu ameaças do presidente da federação, que cogitou tirar a tenista dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro caso se recusasse a jogar na competição entre países. Sharapova, então, aceitou jogar somente nas duplas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima