Corinthians derrota o Atlético-MG e cola na liderança do Brasileiro

MARCELO SALTON
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um jogo muito disputado, digno de dois fortes candidatos ao título do Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 1 a 0, neste sábado (18), em jogo disputado no Itaquerão, pela 14ª rodada.
O único gol da partida foi marcado por Malcom, aos 41min da etapa inicial.
Diante de 36.280 pagantes – maior público do estádio na competição -, o clube de Parque São Jorge chegou ao sexto jogo sem perder. Já os atleticanos perderam pela primeira vez após série invicta de sete partidas, com seis vitórias consecutivas.
Com o triunfo, a equipe comandada por Tite igualou a pontuação do Atlético, líder da competição. Ambos os clubes somam 29 pontos, entretanto os mineiros levam vantagem no saldo de gols – 15 a 8.
As duas equipes só voltam a campo no próximo fim de semana. No domingo (26), o Corinthians enfrenta o Coritiba no estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Já o Atlético joga no sábado (25) diante do Figueirense, no Independência, em Belo Horizonte.
O JOGO
Sem Jadson, suspenso, Tite deu a Rildo a primeira oportunidade de iniciar uma partida pelo Corinthians. A decisão deu mais velocidade ao ataque pelos flancos, em clara tentativa de amenizar a perda da criatividade.
Com forte marcação no meio-campo, o Atlético limitou os avanços de Elias e Renato Augusto. O time mineiro, contudo, errou demais em trocas de passe no campo defensivo.
Assim, o alvinegro paulista criou a primeira oportunidade do jogo, aos 10min. O zagueiro Jemerson desarmou Fagner, mas na sequência Leonardo Silva presentou Elias e o camisa 7 chutou cruzado rente ao poste direito de Victor.
Peça central no esquema de Levir Culpi, o atacante atleticano Lucas Pratto obrigou Walter a fazer duas excelentes defesas na primeira etapa. Aos 23min, o argentino recebeu passe de Giovanni Augusto e bateu forte da entrada da área, mas o goleiro espalmou.
Dez minutos depois, Pratto aproveitou cruzamento da direita de Thiago Ribeiro e testou com força no canto esquerdo. Walter se esticou e evitou o gol, na melhor defesa da partida.
Em um contragolpe, o Corinthians abriu o placar. Após escanteio do Atlético, Elias lançou Vagner Love em velocidade na esquerda. O atacante se aproximou da área e deu na medida para Malcom bater no canto esquerdo de Victor e marcar seu primeiro gol na competição.
Na etapa final, os mineiros passaram a atuar no 4-3-3, com Thiago Ribeiro e Carlos posicionados nas pontas. A estratégia dificultou a saída de bola corintiana e as oportunidades não demoraram a aparecer.
Aos 8min, Pratto recebeu cruzamento de Thiago Ribeiro e, de primeira, chutou muito próximo do poste esquerdo. A melhor chance do empate aconteceu aos 23min, quando Giovanni Augusto acertou a trave direita em cobrança de falta.
Nos acréscimos, os dois times tiveram a chance de balançar aos redes. Mendoza desperdiçou a chance de ampliar, quando Victor defendeu chute rasteiro. Em seguida, foi a vez de Walter evitar o empate, ao bloquear finalização de Giovanni Augusto.

CORINTHIANS
Walter, Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique (Ralf), Elias, Renato Augusto, Rildo (Mendoza) e Malcom; Vagner Love (Danilo). T.: Tite.

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Guilherme), Rafael Carioca, Giovanni Augusto, Luan (Carlos); Thiago Ribeiro (Cardenas) e Lucas Pratto. T.: Levir Culpi.

Local: Arena Corinthians.
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Renda/Público: R$ 2.376.803,50 / 36.280 pagantes
Cartões amarelos: Gil (Corinthians); Thiago Ribeiro (Atlético-MG)
Gols: Malcom, aos 41min do 1º tempo

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima