Corinthians e Atlético-MG serão cabeças de chave na Libertadores

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Conmebol definiu os cabeças de chave da Libertadores 2016 por meio de um ranking criado com base no desempenho das equipes na competição continental e nos torneios locais.

Com base nisso, o Corinthians e o Atlético-MG serão os times brasileiros que vão encabeçar os grupos no sorteio que será realizado nesta terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

Boca Juniors, River Plate e San Lorenzo, da Argentina, Peñarol e Nacional, do Uruguai, e o Olímpia, do Paraguai, são os outros cabeças de chave.

O São Paulo, que pelo ranking divulgado está, por exemplo, na frente do Atlético-MG, não será um dos oito porque terá que entrar na competição na primeira fase, aquela eliminatória para, em caso de sucesso, entrar na etapa de grupos.

Palmeiras e Grêmio, os outros brasileiros na Libertadores, ficarão no pote 2 para a distribuição das chaves, com Emelec (EQU), Cerro Porteño (PAR), Atlético Nacional (COL), Bolívar (BOL), Colo Colo (CHI) e The Strongest (BOL).

No 3 estarão LDU (EQU), Sporting Cristal (PER), Deportivo Cali (COL), Deportivo Táchira (VEN), Rosario Central (ARG), Melgar (PER), Cobresal (CHI) e Trujillanos (VEN).

No 4 estarão os seis ganhadores da primeira fase, mais Puma e Toluca, do México.

O ranking foi elaborado da seguinte maneira: pontuação pela performance nas dez últimas edições da Libertadores (de mil pontos, ao campeão, a 25 pontos para times eliminados na primeira fase), pontuação na história da Libertadores (100 pontos a campeões) e pontuação por títulos nacionais nos dez últimos anos (100 pontos para cada ano, mas diminuindo em 10% a cada temporada).

O Boca Juniors, nessa contagem, foi o primeiro do ranking, com 5.949 pontos. O melhor brasileiro foi o Cruzeiro, com 4.425, em quarto, mas que está fora da próxima Libertadores.

O Inter é o sexto, o Santos, o oitavo, o Corinthians, o nono, o São Paulo, o 11º, o Atlético-MG, 13º, o Grêmio, 16°, o Fluminense, 23º, o Flamengo, 30°, e o Palmeiras, 31°.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima