Embrapa apresenta abatedouro móvel no Tecnoeste

De 17 a 19 de fevereiro, no parque tecnológico do Instituto Federal Catarinense em Concórdia será realizada a 13ª edição do Tecnoeste, Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense.

Para esta edição, um dos grandes atrativos deve ser o abatedouro móvel, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves e pela empresa Engmaq de Peritiba-SC.

Instalado em um contêiner que pode ter seis ou 12 metros de comprimento, o abatedouro móvel foi criado para ajudar pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. Por ser móvel, a instalação tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e ajudar a diminuir os custos da atividade.

A tecnologia também permite que produções em pequena escala tenham legalização fiscal e possam ser vendidas para outros municípios ou estados. Foram dois anos de pesquisa até se chegar à versão final do primeiro abatedouro, configurado para suínos. O desenvolvimento contou com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) e da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).

A Embrapa Suínos e Aves também deve apresentar o arranjo tecnológico para a produção de fertilizante orgânico a partir de dejetos suínos, softwares e aplicativos da Embrapa, informações e recomendações sobre biosseguridade em granjas de produção animal, bem como orientações.

Exportações

De acordo com a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), 2016 iniciou em um ritmo satisfatório, seguindo a crescente de 2015.

Segundo a entidade, em janeiro deste ano foram embarcadas para exportação 316,8 mil toneladas de carne de frango, volume 14,1% maior que o registrado no primeiro mês do ano passado.

Ao todo, foram obtidos R$ 1,827 bilhão, 40,4% a mais que em janeiro de 2015. No saldo cambial, entretanto, houve retração de 8,8%, chegando a US$ 451,1 milhões.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima