Geral

Espaços esportivos serão reabertos em Pato Branco

Espaços esportivos entram na terceira fase de reabertura em Pato Branco - Foto: Marcilei Rossi

A terceira fase de reabertura dos espaços públicos de esporte e lazer tem previsão para iniciar na próxima terça-feira (3) em Pato Branco. Porém, normas de vigilância sanitária devem ser seguidas pela população.

Quadras poliesportivas municipais e a abertura dos campos de futebol estão permitidas. Essa prática esportiva está classificada no nível 2 de transmissão, que significa um médio risco de transmissão. Pois, o contato

 físico é próximo entre os participantes, e ainda há o compartilhamento de equipamentos, como por exemplo, a bola. Por isso, é recomendado sempre que possível higienizar os equipamentos, para evitar a proliferação da covid-19. A máscara também reduz a probabilidade de transmissão.

Segundo o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, já foram cumpridas três etapas, na primeira etapa, os jogadores eram separados na quadra, realizando o treinamento funcional. Na segunda fase, já era possível finalizações e passes. Agora então, na terceira etapa, os jogos coletivos estão permitidos. Todas as quadras de locação já realizaram o protocolo necessário e estão seguindo as regras que foram implantadas pela Secretária de Saúde e pela Vigilância Sanitária.

Stefani também relata que haverá uma reunião com os presidentes de bairros, onde estão inseridas as quadras poliesportivas, para orientar sobre o funcionamento, e todos devem procurar a Secretaria de Esporte para receber as recomendações sobre o funcionamento.  “Agora não haverá mais a necessidade da medição da temperatura, mas muita higienização, ainda não é permitido se trocar e tomar banho nos vestiários”, alerta o secretário afirmando que essas medidas são para ter mais controle na proliferação da covid-19.

O Largo da Liberdade retornará à normalização do horário de funcionamento, das 6h às 22h. Também acontecerá a abertura do Kartódromo Ayrton Senna, para caminhantes e uso dos ciclistas, de segunda a quinta-feira, das 6h30min às 21h.

Será liberado a área de piscinas, para aulas de natação, hidroginástica e hidroterapia com 30% da capacidade, conforme normativa estadual 050/2020. A liberação das piscinas em condomínios somente mediante a apresentação do plano de contingência e aprovação da Secretaria Municipal de Saúde

Também está previsto o retorno gradativo e controlado das atividades realizadas no Largo da Liberdade como: grupo de corrida, ginástica, projeto esporte do futuro, ginástica rítmica e tênis de mesa.

Stefani avalia essa reabertura dos locais esportivos como complexa. “Trabalhamos com dados técnicos, sempre pensando no controle, cuidando do número de casos, avaliando alguns municípios vizinhos também, a gente observou que quem abriu precocemente teve que fechar, então a gente teve esses cuidados, e achamos sim que é o momento”, assegura o secretário acrescentando que todas as fases anteriores de abertura foram respeitadas e não tiveram nenhum problema.

O secretário alerta a população afirmando que todos os casos estão sendo monitorados, e caso aconteça um surto e seja identificado que a causa é dentro das atividades esportivas, será avaliado a situação e caso necessário será fechado novamente. “É uma construção que estamos fazendo junto com a comunidade, estamos dando um voto de confiança e acreditamos que a população pato-branquense já demonstrou responsabilidade e estamos tentando esse retorno de maneira segura”, finaliza Stefani.

Normas de higienização

Todas as atividades que estão previstas para retornar no município devem

 seguir as normas de Vigilância Sanitária. O uso correto da máscara durante todo o período é obrigatório. O distanciamento deve ser de um metro e meio, e a higienização constante das mãos com álcool gel 70º também é primordial nesse momento de reabertura.

Não é recomendado a presença de grupos de risco (crianças menores de 8 anos, idosos, gestantes). O consumo de alimentos e bebidas de uso coletivo (chimarrão, tererê, pipoca), está proibido nos locais.

Alguns locais seguem fechados, como: playground, áreas de exercício e academias da terceira idade, bebedouros, vestiários e chuveiros.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima