Estado destina R$ 2,5 milhões para fortalecer gestão municipal do SUS

O governo do Paraná autorizou nessa quarta-feira (29) a renovação do convênio do Estado com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR). A autorização foi dada pelo secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

A parceria prevê o repasse de R$ 2,5 milhões para que Cosems-PR dê continuidade às ações de educação permanente e fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal.

O novo convênio, vigente até 2016, amplia o valor destinado para subsidiar as atividades do Cosems-PR, que atua há 28 anos no apoio e consultoria técnica dos gestores municipais de saúde. É uma forma de valorizar o trabalho de destaque que já é realizado e, também, auxiliar na qualificação técnica dos responsáveis por desenvolver as políticas públicas de saúde nos municípios, ressaltou o secretário.

Custeio

Os recursos serão aplicados, entre outras despesas, no custeio da participação dos gestores em cursos, congressos, seminários, oficinas e reuniões regionais e estaduais, como as da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – um espaço de debate e pactuação das políticas públicas de saúde.

Parte dos valores também serão utilizados na realização do 2º Caminhos da Gestão, uma série de cursos macrorregionais, visando à capacitação dos gestores nos mais variados temas ligados ao SUS. Na primeira edição, foram oito eventos sobre Planejamento e Prestação de Contas. O segundo ciclo deve acontecer até o final do ano e discutirá a governança e regulação na rede pública de saúde.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima