Eventos-testes devem movimentar cidade olímpica

Faltando seis meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os preparativos também estão voltados os eventos-testes que servem não apenas para como o próprio nome diz testar as estruturas, mas também como uma prévia do que serão os jogos.

Getty Images/Clive Rose/Divulgação Rio 2016
Com disputa de 92 vagas Olímpicas, saltos ornamentais é o próximo esporte na lista do Aquece Rio

Segundo a organização da Rio 2016, de fevereiro a maio, 22 eventos-teste serão realizados no Rio de Janeiro.

Entre os eventos estão a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais que deve reunir a elite da modalidade de 19 a 24 de fevereiro no Centro Aquático Maria Lenk.

São esperados 272 atletas de 49 países, que vão brigar por 92 vagas Olímpicas, sendo 18 em provas individuais e cinco nas provas de duplas sincronizadas.

Quem quiser participar do evento-teste, já pode comprar os ingressos que estão sendo comercializados a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Já em abril, a ginástica deve movimentar a cidade olímpica. Divididos em três modalidades (artística, rítmica e trampolim), 284 atletas devem se reunir na Arena Olímpica, de 16 a 22, em busca das últimas vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para esse evento-teste os ingressos ainda não estão sendo comercializados.

Os próximos 22 eventos-teste acontecem em apenas quatro meses, enquanto as primeiras 23 competições do calendário ‘Aquece Rio’ foram realizadas ao longo de sete meses (sem contar o evento teste da vela, que foi realizado em agosto de 2014).

A Barra da Tijuca, que recebe o maior número de competições dos Jogos Rio 2016, vai ser também a região mais movimentada do Aquece Rio no ano Olímpico – serão 16 eventos-teste na Zona Oeste da cidade. Depois da Arena Carioca 1, cinco novas arenas da região fazem sua estreia nos eventos-teste deste ano: o Campo Olímpico de Golfe, o Velódromo Olímpico, a Arena Carioca 3, o Estádio Aquático Olímpico e a Arena do Futuro (os últimos quatro fazem parte do Parque Olímpico da Barra, que está com 97% das obras concluídas.

Em Deodoro, serão três eventos-teste, com duas novas instalações inauguradas: o Estádio de Deodoro, palco do rugby, e a Arena da Juventude, sede das competições de esgrima e do pentatlo moderno. A região do Maracanã, com os atletismos Olímpico e Paralímpico, encerra o calendário do Aquece Rio. Apenas Copacabana, que já testou todas as suas instalações e esportes em 2015, não recebe eventos-teste este ano.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima