FMI diz que está pronto para trabalhar com autoridades gregas

Após os líderes da zona do euro terem chegado a um acordo com a Grécia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou, ontem (13) que está pronto para trabalhar com as autoridades gregas e os parceiros europeus para que avance esse importante esforço.

O FMI está pronto para trabalhar com as autoridades gregas e os parceiros europeus para ajudar a mover este importante esforço para a frente, registrou o fundo, em declaração divulgada ontem (13).

A mesma nota diz que a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, informou ao Conselho Executivo do fundo os resultados da reunião de líderes da zona do euro.

Os chefes de Estado e de Governo da zona do euro, reunidos em Bruxelas, chegaram na manhã de hoje a um acordo sobre a Grécia, após 17 horas de negociações. O acordo inclui um fundo com ativos gregos no valor de 50 bilhões de euros, a ser usado para abater a dívida e, sobretudo, para pagar o dinheiro que vier a ser usado na recapitalização dos bancos gregos.

Depois do acordo alcançado sobre um terceiro programa de ajuda à Grécia, o processo está agora do lado grego, uma vez que cabe ao Executivo, liderado por Alexis Tsipras, legislar sobre os assuntos acordados e levar ao Parlamento para aprovar.

Os parceiros europeus querem que, até quarta-feira (15), sejam aprovadas no Parlamento grego medidas como o aumento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), a reforma do sistema de pensões ou a legislação laboral.

Ainda nesta semana, os parlamentos da Alemanha, Holanda, Finlândia, Áustria, Eslováquia e Estônia terão de aprovar a abertura formal de negociações para um terceiro resgate.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima