Infrações por uso de celular na direção crescem

Com ligações, acesso à internet e inúmeros aplicativos disponíveis, o uso dos celulares e smartphones ao volante cresceu e já é a sexta infração de trânsito mais cometida pelos paranaenses. O número de multas aplicadas pelo uso do aparelho aumentou 4% nos últimos três anos. Em 2013, 133 mil motoristas foram flagrados usando o celular ao dirigir. No final de 2015, foram 139 mil pessoas. Os dados são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

Com a evolução da tecnologia móvel e o crescimento no comércio de aparelhos cada vez mais modernos, usar o celular no trânsito se tornou um comportamento frequente e muito perigoso. O motorista deixa de estar atento ao volante e no que acontece em sua volta para mandar mensagens ou acessar redes sociais, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Estudos mostram que digitar enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o Detran investe em campanhas que alertam para as possíveis consequências desta atitude, mas, infelizmente, ainda estamos longe da solução do problema, diz ele.

Em janeiro deste ano, uma pesquisa feita por hospital de São Paulo, com 4,1 mil pessoas, revelou que 80% dos motoristas consultados utilizam os telefones celulares ao volante, 42% admitiram que enviam mensagens de texto enquanto dirigem e 8% disseram que não mudariam o comportamento, mesmo sabendo das consequências.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima