Irã lança mísseis balísticos durante exercício militar

A Guarda Revolucionária do Irã lançou vários mísseis balísticos durante um exercício militar nesta terça-feira, informou a agência de notícias oficial Irna.

Segundo a agência, os mísseis, lançados a partir de silos localizados em diversas regiões de todo o país, demonstraram “poder de dissuasão” do Irã e sua disponibilidade para confrontar ameaças.

Em outubro, o Irã testou com sucesso um novo míssil balístico de longo alcance guiado da terra para a superfície. O teste de hoje foi o primeiro desse tipo desde que o Irã e as potências mundiais chegaram a um acordo nuclear no ano passado.

Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram que o lançamento utilizou uma tecnologia de mísseis balísticos proibida sob uma resolução do Conselho de Segurança. Em janeiro, os EUA impuseram novas sanções contra indivíduos e entidades ligadas ao programa de mísseis balísticos.

O Irã afirmou que nenhum de seus mísseis são projetados para transportar armas nucleares, dizendo que possui mísseis de superfície de alcance de 2 mil quilômetros. Esses mísseis são capazes de atingir bases militares de Israel e dos EUA na região. Fonte: Dow Jones Newswires.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima