Jogos Escolares reúnem cinco mil atletas em Apucarana

Começa nesta sexta-feira (17), em Apucarana, a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) para atletas de 12 a 14 anos (final B). São cerca de cinco mil atletas das redes pública e particular de ensino, disputando em 16 modalidades esportivas. As competições vão até o dia 25 de julho. Os jogos são realizados pelo Governo do Estado, com a coordenação das secretarias estaduais da Educação e do Esporte e do Turismo. Nesta edição, o Paraná foi escolhido pela Rede Globo para ser parceira da divulgação dos Jogos.

Divulgação

O vôlei de praia está entre as modalidades em disputa nos JEPs

A coordenadora dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, do Esporte e do Turismo, comemora a realização da última etapa. A organização da fase final contou com um grande esforço durante todo o ano, atípico para o esporte, devido à greve dos professores. Mas, felizmente foi possível realizar as 32 fases regionais e as oito macrorregionais, graças ao esforço conjunto dos municípios, e das secretarias da Educação e do Esporte e Turismo, afirmou.

Devido à reposição das aulas, não foi possível utilizar as escolas estaduais como alojamento para os atletas, como aconteceu em edições passadas dos JEPs. Neste ano as escolas e faculdades particulares da região disponibilizaram o espaço, com mediação do Núcleo Regional de Educação de Apucarana.

As disputas na fase final são atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, skate, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabricio, ressaltou o fato de os Jogos Escolares acontecerem no ano dos Jogos Pan-Americanos, que antecedem as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. É gratificante e muito importante ver nossos adolescentes e jovens estudantes envolvidos com a prática saudável do esporte, disse ele. Este é um ano importante, em que as pessoas se envolvem mais com o esporte. A Tocha Olímpica vai passar em seis municípios de nosso estado, que tem um esporte valorizado e será sede de diversos centros de treinamento de atletas. Estes eventos motivam mais o jovem se aproximar do esporte e os Jogos Escolares tem um papel indispensável nesta inclusão , destacou Fabrício.

De 07 a 15 de agosto será realizada a fase final para atletas de 15 a 17 anos (final A). Ainda em agosto, de 25 a 27, será a vez da fase regional do JEPs Bom de Bola, exclusivamente de futebol, em Curitiba. A macrorregional desta competição está agendada para 18 a 20 de setembro, e a final para 25 a 29 de novembro.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima