Morre Haskell Wexler, diretor de fotografia de “Um Estranho no Ninho”

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Vencedor de dois Oscars, o diretor de fotografia Haskell Wexler morreu neste domingo (27), aos 93 anos. Considerado um dos cinematógrafos mais influentes de todos os tempos de acordo com o International Cinematographers Guild, ele trabalhou em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” (1966) e “Um Estranho no Ninho” (1975).

As informações da morte foram confirmadas no site do filho dele, Jeff Wexler. Em nota, diz: “É com grande tristeza que eu tenho de informar que o meu pai, Haskell Wexler, morreu. Pop morreu tranqüilamente em seu sono, neste domingo. Quando recebeu o prêmio da Academia em 1967, ele disse: “Eu espero que nós possamos usar a nossa arte para a paz e para o amor”. Uma vida incrível terminou, mas seu compromisso em lutar pelo o que é certo pela paz, por toda a humanidade, vai continuar”.

Segundo a revista “The Hollywood Reporter”, Haskel estava no hospital St. John’s, em Santa Monica. Ainda estão no currículo dele parcerias com Terrence Malick, Gore Vidal, Norman Jewison e Lee Tamahori.

Politizado, Wexler dirigiu uma série de documentários com temas sociais e políticos. Estão na lista “Introduction to the Enemy” (1974), filmado no Vietnã, com Jane Fonda; “No Nukes” (1980); e “Target Nicarágua: Inside a Covert War” (1983), dirigido por Saul Landau.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima