Paraná está preparado para atender atingidos pela chuva, diz Richa

O governador Beto Richa afirmou nessa quarta-feira (15), durante a solenidade de lançamento da segunda etapa das obras de restauro do edifício do Centro Cultural Teatro Guaíra, que a Coordenadoria Estadual Defesa Civil está mobilizada para atender a população atingida pelas chuvas dos últimos dias, apoiando as prefeituras. Estamos em contato permanente com todos os municípios, priorizando os que mais foram atingidos e que já decretaram situação de emergência, afirmou Richa.

Até agora, Umuarama, na região Noroeste, e Rondon, no Oeste, tiveram situação de emergência decretada, em função dos estragos provocados pelas fortes chuvas e vendavais. A previsão é que outros municípios também decretem emergência.

Entramos em contato com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que se colocou à disposição para ajudar o Paraná neste momento de dificuldades, disse Richa.

O governador disse que o Paraná se preparou para situações como essa, com investimentos no setor metereológico, que permitem prever com mais antecedência os fenômenos climáticos.

Isso inclui a inauguração, no ano passado, em Cascavel, de um radar metereológico que um dos mais modernos do Brasil, afirmou.

Instável

O tempo continuou instável nessa quarta-feira (15), em todo o Paraná, e segundo previsão Instituto Meteorológico Simepar, há previsão de temporais não severos para a região Norte do Estado.

A previsão é de que até sexta-feira tenhamos chuva contínua no Sul do Paraná, divisa com Santa Catarina, o que influencia o Rio Iguaçu e também os rios Negro e Timbó, disse o meteorologista Lizando Jacóbsen. O Rio Iguaçu está 4,44 metros acima do normal em União da Vitória. O Rio Negro, que banha o município do mesmo nome, também está subindo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima