Geral

Paraná lança campanha de combate às doenças e acidentes no trabalho

O Paraná lança nesta segunda-feira (17) a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que faz parte do movimento Abril Verde. O tema deste ano é Conhecer para Prevenir. O lançamento será no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná.
A campanha é de âmbito nacional e no Paraná as atividades serão realizadas sob a coordenação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em parceria, além do Governo do Estado, com o Ministério Público Federal do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, prefeitura de Curitiba e INSS. 
Sgundo dados da Previdência Social, no Paraná ocorrem, em média, 55,1 mil casos de acidentes e doenças do trabalho por ano, com 230 óbitos anuais. Estatisticamente isso quer dizer que uma pessoa morre a cada 38 horas, vítima de acidente ou doença do trabalho. Já os casos de invalidez, são 1,3 mil por ano no Estado – um a cada seis horas.
No Brasil, os dados são de 710 mil casos, com 2.800 mortes por ano (ou oito por dia ou, ainda, uma morte a cada três horas). São 15 mil casos por ano de acidente ou doença incapacitante. 
Há uma perda incalculável com os acidentes de trabalho. Um pai, uma mãe ou um filho que morre em acidente causam uma perda que não pode ser mensurada. E há também uma perda para toda a sociedade. A cada ano, segundo dados do Ministério do Trabalho, a Previdência Social gasta R$ 11 bilhões com acidentes de trabalho, diz o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

Clique para comentar
Para cima