Parque construído para a Olimpíada é aberta ao público no RJ

MARCO ANTÔNIO MARTINS

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Prefeitura do Rio abriu ao público, nesta manhã de quarta (23), o Parque Olímpico Deodoro, na zona oeste da cidade. Após o anúncio do prefeito do Rio, Eduardo Paes, os moradores da região não perderam tempo e pularam em uma das piscinas que durante a Olimpíada sediará as provas de canoagem slalom.

“É o primeiro legado da história de uma olimpíada que a população começa a usufruir antes dos Jogos”, disse Paes que se apoiava em muletas. O prefeito caiu e fraturou a perna direita durante a festa de fim de ano da prefeitura.

A falta da presidente Dilma Rousseff que avisou que não iria minutos antes do evento, marcado para as 10h, junto a fratura na perna do prefeito aliados ao forte calor que beirava 40 graus serviram para encurtar o evento.

“Gostaria de mergulhar mas a vida de atleta é dura”, disse o prefeito mandando a segurança retirar as grades que separavam o palco da piscina.

Logo crianças, mulheres e idosos mergulhavam na piscina. “Há muita coisa errada no mundo e neste Brasil, mas até que enfim chegou algo bom para esta região da cidade”, afirmou Roberto Cerqueira da Silva, 62, ferroviário aposentado.

Morador do bairro há 25 anos, Silva pulou na água de bermuda e camiseta para se refrescar. Já a copeira Adriana Duarte, 48, olhava e fazia planos para o Natal. “Voltarei nos próximos dias com a família. Temos agora uma opção de lazer”, disse.

Minutos depois de dizer que não entraria, o prefeito não resistiu. Ao calor e aos flashes dos fotógrafos. Após olhar guarda-vidas orientando mães e meninos nos mergulhos, Paes pediu apoio de assessores, retirou a proteção da perna, apoiou a perna numa cadeira e entrou na água.

Ficou por cinco minutos tirando fotos com moradores da região mais conhecida no noticiário pela pobreza e violência em suas favelas. 

O Parque de Deodoro tem 500 mil metros quadrados e vai receber, durante os Jogos Rio 2016, as competições de canoagem slalom, ciclismo bmx e ciclismo mountain bike.

A partir desta quinta (24), e até 1 de março o local ficará aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Em março, o local será entregue ao Comitê Olímpico Internacional para receber o preparo final para os jogos. 

O parque foi construído com obras federais. A manutenção neste período pré-olimpíada será custeada pela Prefeitura do Rio. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima