Richa diz que orçamento será aberto em janeiro e obras serão retomadas

O governador Beto Richa afirmou nessa terça-feira (01), durante reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que o orçamento do governo estadual será aberto dia 11 de janeiro, logo no começo do ano, e que serão retomadas as obras nos municípios paranaenses. Participaram do encontro o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e prefeitos de outros 28 municípios do Oeste do Estado, que entregaram um ofício com as demandas da região para o próximo ano.

Richa afirmou que neste ano de deterioração da economia nacional, o governo estadual fez tudo o que estava ao alcance para ajudar os municípios paranaenses, mas houve dificuldades com alguns compromissos em andamento. Passamos por um momento difícil em 2015, mas os resultados positivos do ajuste fiscal já aparecem, permitindo que obras em atraso sejam retomadas em 2016, afirmou.

Richa destacou que o ajuste fiscal que vem sendo feito desde 2014 beneficiou os municípios, com aumento nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Autmotivos (IPVA). Além disso, permitiu uma previsão de investimentos de R$ 6,8 bilhões. Todos os estados brasileiros encontram-se em dificuldade. No Paraná garantimos mais investimentos e obras para o ano que vem. Não faltarão recursos para investir nos 399 municípios do Paraná, ressaltou.

O governo estadual, afirmou Richa, adotou outras medidas para contribuir com os municípios, como a liberação de linhas de crédito para obras de infraestrutura e a disponibilização, pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), de R$ 150 milhões para financiar projetos nas cidades paranaenses.

Promissor

O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, afirmou que a abertura antecipada do orçamento do Estado permitirá aplicar recursos desde o início do ano, o que irá ajudar os municípios. O Estado colocará em dia seus compromissos, inclusive com obras paralisadas por dificuldade de caixa. Elas serão retomadas e rapidamente concluídas ainda no primeiro semestres do ano que vem, salientou Sciarra.

Ele explicou aos prefeitos que, neste ano, o Governo do Estado parou algumas obras para reorganizar o caixa do Estado e saldar as dívidas com fornecedores. Graças ao esforço feito pelo governo estamos fechando o ano de 2015 com um planejamento promissor, disse ele.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima