Rio Grande do Sul liderou produção de filmes em 2014, diz IBGE

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Estado que apoiou o maior número de filmes no país no ano de 2014 foi o Rio Grande do Sul. A produção local chegou a 60 filmes entre curtas, média e longa metragens.

Os dados constam da pesquisa do IBGE Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros em 2014 para a área de cultura, divulgada na manhã desta segunda-feira (14).

Em segundo lugar, está Pernambuco (54 filmes), e em terceiro, São Paulo (42).

Ao todo, Estados e municípios apoiaram a produção de 1.849 filmes.

Estados apoiaram a realização de 480 filmes -229 curtas, 113 médias e 138 longas. Cerca de 6% dos municípios deram apoio a 1.369 produções -838 curtas, 271 médias e 260 longas.

A pesquisa também mapeou o apoio de forma geral à produção audiovisual: ajuda financeira, organização de festivais, atividades de preservação conservação e recuperação de acervos e cineclubes.

Os Estados cujos municípios deram mais apoio a mostras e festivais foram Amazonas, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o IBGE, quanto maior o município, maior a participação do poder municipal na promoção de festivais. Também há uma correlação entre produção de filmes e a existência de festivais e mostras. Isso se dá em municípios com mais de 500 mil habitantes e capitais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima